Força-tarefa vai ao bairro Santa Maria

Saúde
19/07/2012 17h00
Início > Noticias > 51586

Nesta sexta-feira e sábado, o bairro Santa Maria receberá os cuidados contra o Aedes aegypti, o transmissor da dengue, num mutirão que objetiva vistoriar cerca de mil casas. A concentração das equipes acontecerá às 8h, na Unidade de Saúde da Família Oswaldo Leite.

Este é mais um ciclo de combate à dengue da rotina da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), para realizar ações estratégicas nas residências da capital.

A Força-tarefa é realizada semanalmente, de quarta-feira a sábado. Nessa quinta-feira, dia 19, a Força-tarefa esteve no bairro Farolândia. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vistoriaram 700 imóveis na região. Já os agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) recolheram toneladas de entulho, lixo e materiais como pneus, latas e garrafas de terrenos baldios e vias públicas localizadas nas mediações do Farol.

O 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) de 2012 diagnosticou que Aracaju registra o menor índice de infestação predial dos últimos quatro anos, para o período chuvoso. A secretaria municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, informa que embora o resultado seja positivo, a população deve continuar em alerta para prevenção da doença.

 “O estudo também demonstra que os principais focos da dengue estão dentro de casa. Os locais de maior incidência dos focos encontrados são lavanderias, reservatórios de água com 62,1% de infestação e ralos e vasos de planta com 30,6%”, explica Stella Maris Moreira.

A cada Força-tarefa, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) eliminam focos do mosquito, com o uso de larvicida. Moradores ainda recebem orientações para prevenção. “Lavanderias, reservatórios de água e ralos devem ser cobertos com telas de proteção e lavados a cada três dias, esfregando as paredes internas com buchas ou escovas para que os ovos do mosquito não fiquem grudados e se transformem em larva”, orienta a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante.