A Fundação Municipal de Trabalho (Fundat) busca promover a profissionalização, o emprego e a geração de renda junto à população. No primeiro semestre de 2012, a fundação encaminhou 320 pessoas para entrevistas de emprego nas áreas de hotelaria, construção civil, comércio, telefonia, serviços gerais, entre outros. Entre os encaminhamentos feitos, 60% das pessoas foram inseridas no mercado de trabalho.
O Balcão de Intermediação de Mão de Obra é um setor que mantém um banco de dados contendo o cadastro dos alunos que foram capacitados pela Fundação, além do recebimento de currículos de cidadãos que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho.
Os técnicos da Fundação visitam as empresas para divulgar esse serviço e, na medida em que as empresas efetuam a solicitação, o balcão envia o profissional de acordo com o perfil desejado.
Segundo Manoel Oliveira Neto, funcionário do Balcão de Intermediação de Mão de Obra, ao chegar à Fundat as pessoas tomam conhecimento dos cursos de qualificação que são disponibilizados à população. "Algumas pessoas não sabem todas as coisas que a Fundat tem a oferecer. Ao conhecerem, aproveitam para encontrar algo que possa ajudá-los na profissionalização", destaca Manoel Oliveira.
A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, afirmou que diante dos trabalhos realizados pela equipe do balcão o percentual de pessoas inseridas no mercado de trabalho tende a crescer durante o segundo semestre. "Mais parcerias estão sendo firmadas junto às empresas aracajuanas, o que aumentará o número de pessoas encaminhadas e, conseqüentemente, efetivadas", conta.
Para mais informações os interessados devem procurar a sede da Fundat, na rua Pacatuba, nº 104, Centro, ou pelo telefone (79) 3179-1331.