Vigilância Sanitária promove palestra sobre conservação de alimentos

Saúde
20/07/2012 14h40
Início > Noticias > 51594

Na manhã desta sexta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária Municipal, promoveu uma palestra sobre higiene na manipulação de alimentos. A atividade reuniu integrantes das 350 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família no bairro América e usuários da Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes.

A cada dois meses, as assistentes sociais da USF Adel Nunes, reúnem as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. As crianças com idade entre sete e 12 anos são pesadas e recebem avaliação nutricional. Em seguida, famílias são convidadas a assistir uma palestra educativa. "Hoje os pais, mães e filhos receberam dicas importantes para prevenção de doenças através da correta manipulação e higienização dos alimentos em casa", explica a secretaria municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

A nutricionista Thaís Kitamura iniciou a palestra, explicando que alimentos devem ser descongelados na parte de baixo da geladeira. "É uma prática muito comum descongelar carnes na pia da cozinha, por exemplo. Mas, isso pode contaminar o alimento", diz Thaís.

Ela acrescenta que ao comprar alimentos, as embalagens devem estar em bom estado e o produto dentro do prazo de validade. "Alimentos frescos e congelados devem ser comprados por último e conservados na geladeira. Depois de descongelado, nenhum alimento deve voltar ao congelador. Os vegetais devem ser lavados antes de ir a geladeira, mas nunca cortado e nem descascados", orientou a nutricionista.

A gerente de ações estratégicas da Vigilância Sanitária Municipal, Jacklene Araújo, falou da importância de acionar a Vigilância Sanitária quando alguém próximo se sentir mal por causa de um alimento. "Quando os donos de estabelecimentos virem que vocês também estão atentos, eles serão muito mais cuidadosos. E nós da Vigilância Sanitária devemos ser acionados a qualquer irregularidade", diz.

Aprovação

A assistente social da USF Adel Nunes, Marta Rollemberg, acrescenta que durante o encontro que ocorreu no Salão Paroquial São Judas Tadeu, no bairro América, todos puderam expor dúvidas e aprender cuidados importantes. "Durante a conversa com as famílias, nós sentimos quais são as suas maiores dúvidas e necessidades cotidianas", diz

A estudante Denise Santana, de 41 anos, mãe do pequeno Luiz Rafael Santana, de apenas quatro anos, ficou surpresa com o que aprendeu sobre manipulação de alimentos. "Tirei muitas dúvidas. Eu fazia muitas coisas erradas e tenho certeza que os outros também. Não é sempre que temos a oportunidade de perguntar a profissionais", conta Denise.