Educação ambiental se aprende dentro e fora da escola

Serviços Urbanos
23/07/2012 17h47
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Voltar às aulas após as férias não é nem pode ser encarado como um sacrifício. O convívio social e o aprendizado devem ser estimulados de maneira eficaz e - por que não? - divertida. Além de caderno, livros e lousa, uma das alternativas para escola e professores prenderem a atenção dos estudantes é promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) através do projeto ‘Amigos do Planeta Terra’, desenvolvido desde 2008 pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Despertar em crianças e jovens que estão em processo educacional o interesse pelas questões do meio ambiente é o principal foco do projeto. Além de apresentar os serviços diários da empresa e seus reflexos no dia-a-dia do cidadão, divulgando as ações e programas idealizados pela Emsurb na capital, a equipe responsável pelo projeto conduz os alunos a uma caminhada ecológica pelo Parque Augusto Franco (Sementeira), mostrando todo o patrimônio da fauna e flora do local.

“Nosso trabalho é voltado a alunos do 3º ao 7° ano das escolas públicas e privadas. Os alunos cujas escolas participam das atividades têm uma palestra sobre meio ambiente, realizam uma visita ao Horto, à Oficina de Papel e depois à estufa que contém as plantas medicinais. As escolas interessadas podem solicitar a visita através de um ofício à presidência da empresa ou agendar ligando diretamente para o telefone (79) 3179-1225”, orienta a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Emsurb, Lara Guimarães.

Voltado à formação de uma geração consciente com os cuidados em relação ao meio ambiente, o ‘Amigos do Planeta Terra’ tem como objetivo conscientizar e apresentar aos estudantes os problemas causados à natureza pelo descarte inadequado do lixo, e como as ações de recolhimento nas ruas, encaminhamento ao aterro sanitário e separação correta dos resíduos colaboram para a saúde da população. Uma das principais temáticas discutidas nas visitas é a da coleta seletiva, para que as escolas possam desenvolver esse trabalho na própria instituição, com a colaboração dos alunos.

Ao sair da sala de aula e entrar em contato com a natureza, os alunos aprendem e observam de perto como cada cidadão pode contribuir com o meio ambiente. Com esse estímulo, crianças e adolescentes desenvolvem na prática uma ideologia ambiental consciente, que pode ser repassada adiante, para familiares e amigos. “Caso surja interesse por parte das escolas, elas podem encaminhar algum profissional ao treinamento da Oficina de Papel para que também se tornem agentes multiplicadores”, complementa Lara.