Dando continuidade às ações de lançamento do programa Paz na Escola, na tarde desta segunda-feira, 23, no Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh) localizado no bairro Siqueira Campos, aconteceu mais uma encontro referente às atividades de implementação do programa. A palestrante Silvia Losacco, estudiosa de temáticas referentes ao enfrentamento da violência contra as crianças e adolescentes, proferiu uma palestra para professores e os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na ocasião foram debatidos assuntos como o sistema de garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, medidas socioeducativas nas escolas, violência familiar, consumo de drogas lícitas e ilícitas e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A palestrante ressaltou a importância do conhecimento das leis do Estatuto da Criança e Adolescentes. "O Brasil tem um estatuto modelo quando se refere aos direitos das crianças e dos adolescentes, mas a história do Brasil em relação a por em prática os direitos das crianças e dos adolescentes só mudará quando nós mudarmos, quando todo mundo passar a enxergar que muitas vezes as crianças são vítimas de uma família desestruturada o que causará várias consequências no futuro deles. Aí é que entra o papel da escola que e visualizar quando está acontecendo algo de errado com a criança fora da escola, porque a criança muda seu comportamento", ressaltou Sílvia Losacco.
Satisfação
Os professores e coordenadores ficaram satisfeitos com a implantação do Programa Paz na Escola. "Esse programa chegou em boa hora, porque nos ajudará a entender melhor os motivos que levam alguns alunos a praticar algum ato violento dentro das escolas. Infelizmente essa é uma realidade vivida por muitos professores e pais de alunos também. Com certeza o programa sairá da fase piloto e será implantado em toda a rede municipal de educação", disse Ivonilde de Santana Lima, coordenadora pedagógica da Emei Santa Rita.
"Estão sendo muito proveitosas todas essas ações de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Esse é um trabalho que temos que agarrar com muita força e dedicação, a luta tem que ser vivenciada sempre e um bom lugar para iniciar o combate a violência é a escola, e ela que representa a extensão da família e dos ensinamentos", destacou Gerusa Inácio Gonçalves, coordenadora-geral do Emei Neuzice Barreto.