SMS intensifica luta contra as hepatites virais

Saúde
24/07/2012 11h07
Início > Noticias > 51620

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar as ações de promoção à saúde e  prevenção às hepatites virais durante a semana alusiva ao Dia Mundial de Mobilização pela Redução das Hepatites Virais, dia 28 de Julho. 

Durante a programação, os técnicos do Programa de DST's, Aids e Hepatites Virais estarão realizando palestras, distribuindo material informativo e disponibilizando vacinas para grupos prioritários. Ainda como parte das ações, os agentes do Programa de Redução de Danos estarão visitando prostíbulos na Orla da Atalaia, para disponibilizar preservativos, e material educativo. 

Agenda 

No dia 25, em salas do Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), profissionais de Saúde participam de capacitação sobre teste rápido de HIV e sífilis. O CEPS está localizado na rua Luis Carlos Prestes, no bairro Ponto Novo. 

No dia 26, a partir das 16h, a SMS vai visitar profissionais do sexo em estabelecimentos na Orla da Atalaia. No dia 30, das 14h às 17h, será realizado pelo programa estadual o Seminário sobre Hepatites Virais dirigidos aos profissionais de salões de beleza, no qual a SMS Aracaju é parceira. O seminário vai acontecer no CIC, localizado ao lado do Teatro Tobias Barreto. 

Estatísticas 

De acordo com dados da SMS, em 2011, em Aracaju foram notificados e confirmados por sorologia 95 casos de hepatites, sendo dez casos pelo vírus A, 47 casos pelo vírus B, 37 casos pelo vírus C e um caso pelos vírus B + C. Este ano, até o dia 23 de julho, foram notificados e confirmados por sorologia 49 casos de hepatites, sendo seis casos pelo vírus A, 20 casos pelo vírus B e 23 casos pelo vírus C. 

“Estaremos aproveitando o dia mundial de mobilização para sensibilizarmos os profissionais da saúde e a sociedade acerca dessas doenças. É importante divulgarmos informações sobre as hepatites, mas em especial, vamos chamar a atenção sobre a Hepatite B, que está ligada à sexualidade. Como os jovens têm uma maior resistência quanto ao uso do preservativo, esse comportamento contribui para o aumento da disseminação  da doença”, afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira. 

A coordenadora de Vigilância em Saúde/SMS, Cristiani Ludimila, explica que a hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vários fatores. “Algumas drogas, medicações tóxicas, distúrbios metabólicos e doenças imunológicas podem provocar a doença, sendo mais comuns aquelas causadas pelos vírus da hepatite (A, B, C, D, E). A doença pode provocar febre, mal estar, desânimo, dores musculares, náuseas, entre outros sintomas. Em algumas situacionais a hepatite pode ser fatal”, diz. 

Imunização 

No município, a vacina contra a Hepatite B faz parte do calendário de vacinação da criança, do adolescente e de jovens até 29 anos. As vacinas estão disponíveis em todas 43 Unidades de Saúde da Família de Aracaju. “Como prevenção à Hepatite B é importante que as pessoas completem o esquema vacinal com três doses da vacina. A eficácia dessa imunização chega a 95%”, afirma Ludimila. 

As vacinas também são priorizadas para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco de contrair a doença: gestantes, após o primeiro trimestre de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais militares, policiais civis e policiais rodoviários, carcereiros de delegacia e de penitenciárias, coletadores de lixo hospitalar e domiciliar, comunicantes sexuais de pessoas portadoras do vírus causador da hepatite B, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras), manicures, pedicures e podólogos, populações de assentamentos e acampamentos, profissionais do sexo/prostitutas, usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas (fumadas em cachimbos), portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e caminhoneiros. 

Para ampliar o acesso o tratamento e ao diagnóstico sem burocracia, a Prefeitura de Aracaju mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no CEMAR Siqueira Campos. NO CTA, os cidadãos podem realizar exames laboratoriais para hepatites B e C, além de HIV e Sífilis. Os testes são sigilosos e o paciente terá aconselhamento antes e após o resultado dos testes.