Hoje tem nova oficina sobre a Ouvidoria do SUS

Saúde
25/07/2012 10h17
Início > Notícias > Hoje tem nova oficina sobre a Ouvidoria do SUS

Nesta quarta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju está realizando a segunda Oficina sobre a Ouvidoria da Saúde, direcionado aos conselheiros Locais de Saúde das 43 Unidades de Saúde da Família(USFs). O encontro será realizado, a partir das 14h, no Centro de Educação Permanente (Ceps), localizado na rua Luís Carlos Prestes, do bairro Ponto Novo.

Ao todo estarão participando da oficina cerca de 40 conselheiros representantes de sete unidades de Saúde: USF Adel Nunes, USF Edézio Vieira de Melo, USF Fernando Sampaio, USF Irmã Caridade, Madre Tereza de Calcutá, USF Manoel de Souza e USF Joaldo Barbosa.

Neste semestre, este será o segundo grupo de conselheiros que participa do ciclo das Oficinas sobre a Ouvidoria da Saúde. "As oficinas estão democratizando o papel da Ouvidoria da Saúde, que é o de mediar à interlocução entre o usuário e os dirigentes da SMS para apurar e conhecer às queixas, demandas e sugestões dos usuários. Além desse importante instrumento, as oficinas têm a missão de estreitar as relações entre os gestores e os conselheiros para fortalecer em Aracaju a luta pela consolidação do Sistema Único de Saúde", afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.

A coordenadora da Ouvidoria da SMS, Diana Virgínia informa que a Ouvidoria gera relatórios das manifestações dos usuários, dos encaminhamentos e das soluções. "Esses relatórios são gerenciados para identificar dificuldades e proporcionar mudanças e melhorias no serviço prestado à população", explica.

Oficinas

A primeira oficina deste semestre foi realizada na última quinta-feira, 19, das 14h às 17h, na USF Carlos Hardmam, localizado no bairro Soledade. Participaram dessa oficina os conselheiros das unidades USF Carlos Hardmam, USF Lauro Dantas. USF João Oliveira Sobral, USF Walter Cardoso e USF Carlos Fernandes de Melo.

Na abertura da oficina, os conselheiros conheceram o projeto itinerante denominado Som no SUS. Esse grupo faz parte do Núcleo de Projetos Inovadores da SMS, que leva música e arte para harmonizar os espaços de atendimento em Saúde aos cidadãos aracajuanos. O Som no SUS tem percorrido unidades básicas, de urgências e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A Oficina da Saúde abordou o papel da Ouvidoria, os direitos e obrigações do usuário e ainda sobre o Programa Saúde na Escola. Da programação, após cada tema apresentado, os usuários participavam fazendo intervenções e/ou perguntas.

Depoimentos

Para o presidente do Conselho de Saúde na USF Carlos Hardmam, José Ednaldo dos Santos, a reunião foi produtiva. "Nós conselheiros sempre prezamos em ajudar a solucionar as necessidades dos usuários. Aproximar o Conselho local e a Secretaria Municipal de Saúde sem dúvida alguma é uma oportunidade para nos inteiramos melhor sobre como encaminhar as demandas da comunidade. Espero que novos encontros como esse aconteçam", afirma.

O presidente do Conselho de Saúde da USF João de Oliveira Sobral, Edson Fernandes diz que o encontro com a gestão é uma oportunidade de esclarecer dúvidas. "Essa reunião é essencial para que os novos conselheiros aprendam a acessar a Ouvidoria e que também possam orientar melhor aos usuários do SUS a utilizar essa ferramenta", diz.

Gestão

Da SMS, participaram da oficina a coordenadora e a referência técnica da Ouvidoria/SMS, respectivamente Diana Virgínia e Cláudia Pardo; o diretor de Vigilância em Saúde, Geison Valença; a coordenadora da Atenção Primária, Elisa França; a referência técnica do Programa Saúde na Escola, Sandra Helena e a assessora do Gabinete da SMS no Conselho Municipal de Saúde, professora e assistente social Cecília Leite.

Cecília Leite informa que antes de iniciar o ciclo das oficinas, a SMS promoveu uma reunião com os presidentes dos Conselhos Locais de Saúde. "Nessa reunião, conselheiros e gestores elaboraram coletivamente o cronograma de realização das oficinas. Esse contato estreito entre a gestão e os conselhos é uma orientação da própria secretária Stella Maris. As oficinas estão se construindo como mais um espaço de fortalecimento do exercício do controle social da Saúde", explica Cecília Leite.

Composição do Conselho

Os conselheiros locais de Saúde são escolhidos em conferências das Unidades de Saúde da Família (USFs). Aracaju tem 43 USFs e nas últimas conferências foram eleitos um total de 344 conselheiros. Na composição, cada Conselho Local de Saúde é formado por representantes dos segmentos: usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços.