Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Partindo desse pressuposto, a Prefeitura Municipal de Aracaju tem buscado investir na rede municipal de Educação por meio de construção, ampliação e reformas de escolas em todos os bairros da capital.
A administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está prestes a concluir a reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão, no Mosqueiro, Zona de Expansão. Orçada em mais de R$ 2 milhões em recursos próprios, a obra tem modificado positivamente a estrutura do prédio, garantindo acessibilidade e funcionamento em tempo integral.
Para garantir mais qualidade na relação ensino-aprendizagem, estimular as propriedades cognitivas dos alunos e ampliar as práticas pedagógicas dos professores, a nova unidade contará com diversos compartimentos que serão utilizados tanto para a atividade do magistério, quanto para a parte administrativa. Também está sendo construída uma quadra poliesportiva coberta e uma área para estacionamento.
Andamento
Cerca de 20 profissionais trabalham diariamente no local. Já foram concluídas as instalações hidráulicas e elétricas e a estrutura do telhado. Esta semana iniciou a cobertura da quadra, a colocação de filtro e fossa para escoamento sanitário e escavação de reservatório de água.
De acordo com o presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, os investimentos na rede municipal de ensino têm sido uma das prioridades da Prefeitura de Aracaju nesses últimos seis anos. "A reforma da Escola Elias Montalvão, irá trazer para os alunos uma nova unidade de ensino com estrutura mais ampla, segura e confortável, proporcionando aos estudantes uma educação de melhor qualidade", ressalta o engenheiro.
Escolas