Semed capacita professores para o Programa Paz na Escola

Educação
26/07/2012 12h00
Início > Notícias > Semed capacita professores para o Programa Paz na Escola

A secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou na tarde desta quarta-feira, 25, o primeiro Curso de Formação de técnicos da Semed do Programa Paz na Escola com os coordenadores das unidades de ensino da rede municipal. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh) e teve como objetivo reforçar as estratégias para o enfrentamento da violência nas escolas.

A ação faz parte das políticas permanentes de combate à violência contra as crianças e os adolescentes e tem como foco desencadear um movimento de disseminação de ações e valores pacíficos, por meio do Programa Paz na Escola, lançado na última segunda-feira, 23.

Durante três dias de capacitação, os professores e coordenadores tiveram a oportunidade de debater diversos temas como o uso de drogas, violência familiar, medidas socioeducativas nas escolas, além de participarem de palestras ministradas pela estudiosa de temáticas referentes ao enfrentamento da violência contra as crianças e adolescentes, Sílvia Losacco e a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Franco.

ECA

Dentro da programação, foram distribuídos a todos os professores e coordenadores exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para auxiliar os educadores a trabalharem melhor dentro da sala de aula essa questão da violência.

Atuação

Inicialmente as ações do Programa Paz na Escola se concentrarão em quatro escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Laonte Gama, Conj Padre Pedro; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.

Satisfação

Professores e coordenadores ficaram satisfeitos com a implantação do Programa Paz na Escola. "Esse programa vem a somar com o nosso plano de desenvolvimento estratégico. Vamos trabalhar com música por meio da implantação da Orquestra Sinfônica Jovem, vamos também intensificar as atividades físicas, além de outras medidas para que a nossa escola continue sendo mantida como uma unidade de ensino modelo", disse o coordenador-geral da Emef Oviêdo Teixeira, Ayslan Jorge Santos de Araújo.

O coordenador-geral do Emef Juscelino Kubitschek vê no programa uma alternativa de manter a violência distante da escola. "Todo programa que tenha como objetivo reduzir a violência dentro das escolas sempre é bem-vindo porque essa violência que está no dia-a-dia da sociedade ela não pode adentrar nas unidades de ensino”, comentou José Ítalo Augusto Sobreira. 

"A questão da violência precisa ser debatida e combatida sempre, e essa iniciativa da Semed é vista com bons olhos porque traz à tona um debate que é necessário ser feito. As ações de implementação do programa na nossa escola serão feitas através da união do programa com os nossos projetos pedagógicos já existentes", relatou Flávio Dantas, coordenador-geral da Emef Laonte Gama.

"É gratificante a existência de um programa como esse na nossa escola, já vínhamos sentindo a necessidade de medidas de combate à violência porque ela existe e isso é um fato que não pode ser passado por cima. Agradeço a secretária Josevanda Franco por ter tomado essa iniciativa, fico muito feliz por estar sendo orientada por uma mulher de tanta força e segurança. A Secretaria Municipal de Educação está de parabéns", ressaltou Ednalva Ferreira, coordenadora pedagogia da Emef Profª Maria Thétis Nunes.