Secretário da Assistência Social empossa novos servidores

Família e Assistência Social
26/07/2012 11h40
Início > Noticias > 51662

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, empossou na manhã desta quinta-feira, 26, mais 15 novos profissionais que irão ampliar o quadro de trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e abrigos municipais. O ato de posse aconteceu às 9 horas, na sala de reunião do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Ao dar as boas-vindas aos novos trabalhadores, o secretário apresentou ao grupo um balanço das ações do município de Aracaju na área da Assistência Social. Ele mostrou, por meio de números estatísticos, os avanços registrados nas redes de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Planejamento, Gestão e Controle Social (conselhos municipais).  

"O objetivo de apresentar esse balanço foi o de situar os novos servidores no cenário atual da Assistência Social, bem como mostrar que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira tem compromisso com as camadas populares da sociedade aracajuana, empenhando todo esforço no sentido de garantir proteção social para quem dela precisa", explicou o secretário Bosco Rolemberg.

O secretário iniciou a explanação traçando uma linha do tempo do conceito que se tinha no passado sobre assistência social. "Existiam duas correntes de pensamento: uma da classe dominante, que via o serviço como um favor que se prestava aos pobres, e a outra, do grupo político opositor, liderado pelo ex-presidente Lula, que acreditava que a assistencial social era um direito do cidadão brasileiro. Essa segunda corrente foi a vitoriosa e tornou a assistência social uma política de Estado", lembrou Bosco Rolemberg. 

"Hoje, é direito de todo cidadão brasileiro pobre ter a proteção social. Não se trata mais de favor, de assistencialismo, de caridade, como foi no passado. É um direito e nós, executores dessa política, temos que nos empenhar em cumprir este objetivo", enfatizou o secretário, apresentando, em seguida, o balanço de ações da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos últimos seis anos.

Entre os avanços apresentados por Bosco Rolemberg estão a ampliação do número de Cras, que passaram de 10 em 2006, para 15 em 2011; a criação de novos equipamentos sociais, como os Creas Viver Legal, São João de Deus e Maria Pureza, o Centro Pop e a Casa Lar para Idosos; o crescimento do número de famílias inseridas no cadastro único, que pulou de 45 mil em 2006, para 56 mil, neste ano de 2012; e a remoção de 1.005 famílias das áreas de risco, com erradicação das ocupações irregulares erguidas nas margens do canal Santa Maria.

Novos servidores

Os empossados na manhã desta quinta-feira são: quatro assistentes sociais, três psicólogos e oito educadores sociais. Com os novos servidores, a Semasc amplia o seu quadro técnico, que fica assim: 104 assistentes sociais; 60 psicólogos e 118 educadores sociais. Bosco Rolemberg lembrou que antes de 2010, a Prefeitura de Aracaju jamais havia feito concurso público para a pasta da Assistência Social.