No quarto dia de realização do projeto 'Entre que o espaço é seu', foram atendidas 1.085 pessoas. O projeto é realizado pela Fundação Municipal de Trabalho (Fundat), visando integrar a população aos serviços prestados pela fundação. Nesta segunda-feira, 30, o mutirão esteve presente da Unidade de Qualificação Profissional do bairro Santa Maria, oferecendo sessões de massoterapia, corte de cabelo, oficina de biscuit e bijuterias para a comunidade.
Além de oferecer serviços gratuitos à população, o projeto tem como objetivo aproximar a Fundat dos cidadãos, para que eles possam conhecer e sentir-se parte dos projetos oferecidos pela fundação, sensibilizando, também, a comunidade para zelar pela unidade do seu bairro.
A instrutora de cabelo, Maria José da Cruz, participa desde a primeira edição do projeto e afirma que o mutirão é a oportunidade para as alunas terem uma aproximação com o público, podendo aprender na prática as técnicas vistas em sala de aula. "O mutirão é uma espécie de estágio para as alunas, onde elas praticam o que aprenderam, sob a minha orientação do começo ao fim. O projeto permite uma oportunidade de um melhor aprendizado", contou.
As oficinas de biscuit e bijuterias possuem o maior fluxo de pessoas, pois atrai crianças, adolescentes e adultos. Para a moradora do bairro Santa Maria, Sheila Silva, as oficinas serviram para ocupar seu filho, James Joseph, 4 anos, enquanto ela participava de uma sessão de massagem. "Meu filho ficou encantado pelo biscuit, são tantas variedades de massinhas e objetos, que ele nem percebeu que eu saí da sala. Enquanto ele fazia o biscuit, fiz uma sessão de massagem. Sinto-me outra pessoa", afirmou.
Para o eletricista e morador do bairro Santa Maria, João Carlos Souza, o mutirão permitiu que pudesse cortar o cabelo antes de ir ao trabalho. "Eu saí de casa pensando em cortar o cabelo depois do trabalho, quando vi a movimentação, me aproximei e aproveitei para cortar aqui, desse jeito, não precisei gastar dinheiro", destacou.
O projeto estará nesta terça, 31, na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), no bairro Coroa do Meio e, na quarta-feira, 1º, o encerramento do projeto será na Unidade de Qualificação Profissional do Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa.