Funcaju apoia lançamento de livro sobre a história de Sergipe

Funcaju
01/08/2012 13h06
Início > Noticias > 51724

Reforçando o compromisso de apoiar e promover a identidade cultural dos aracajuanos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) participou na noite desta terça-feira, 31, no espaço Café da Gente, no Museu da Gente Sergipana, do lançamento do livro ‘A História de Sergipe Contada em Versos', do músico, professor e pesquisador sergipano Chiquinho do Além Mar.

A cerimônia contou com a participação de familiares e amigos do escritor, além da imprensa. Também estiveram presentes nomes como o do artista plástico Fábio Sampaio, um dos ilustradores do livro, da diretora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), Graziele Ferreira, da secretária de Educação do Município, Josevanda Franco, da diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra e do presidente da Fundação, Waldoilson Leite.

"Estamos aqui para prestigiar não só a riquíssima obra de Chiquinho, que traz a história de Sergipe em versos de cordel, mas também ele como autor. Não é de hoje que ele e a Funcaju tem parceria. Sua publicação anterior, ‘A Invasão Holandesa', também recebeu não só apoio, mas incentivo à sua produção. Esse é nosso papel, fomentar a cultura e apoiar o artista", diz Waldoilson, que também lembra que exemplares do livro estão à disposição do público nas bibliotecas municipais, Ivone de Menezes e Clodomir Silva.

A obra

O livro, como diz o título, narra em versos de cordel a história de Sergipe, desde o período da invasão portuguesa até o período da Segunda Guerra Mundial e o torpedeamento do litoral sergipano. Essa é, segundo o autor, uma junção de todos os seus trabalhos literários que começaram há dez anos com uma pesquisa sobre o tema.

"Nesse trabalho eu junto a temática dos meus quatro livretos anteriores, João Bebe Água, o rebelde de São Cristóvão (2005), Mar Vermelho (2007), A Invasão Portuguesa (2008) e a Invasão Holandesa (2010) para a construção desse livro. É certo que agora eu coloquei mais informação, aperfeiçoei algumas métricas, mas a história é a mesma. Minha intenção é que esse se torne um livro didático, que pessoas de todas as idades, inclusive as crianças, possam estudar e gostar de ler sobre a história do seu estado", comenta o escritor.

Chiquinho também faz questão de agradecer o apoio da Funcaju para que sua obra se concretizasse. "A Funcaju tem sido uma grande parceira do meu trabalho. Eu conversei com o presidente Waldoilson sobre o meu projeto e ele não só abraçou a ideia como deu todo o suporte que precisava. Foi uma  grande sensibilidade com a cultura e a arte popular", diz.

Reconhecimento

Além do suporte da Funcaju, a mais recente publicação sobre a história de Sergipe também contou com o apoio e reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), presente no evento através da secretária Josevanda Franco. "Este livro, que a Semed fez questão de apoiar, reúne duas coisas maravilhosas: história e literatura. É uma forma criativa de popularizar e possibilitar o acesso. Eu também sou historiadora e sei que não é fácil trabalhar com o acadêmico, mas ele conseguiu, com um texto muito bem fundamentado, agradar e chamar atenção para a história de Sergipe", comenta.

Adriana Hagenbeck, proprietária do Café da Gente, revelou que é uma honra receber em seu estabelecimento o lançamento de um livro que promete ser destaque na literatura sergipana. "Estou muito feliz em receber o lançamento de um livro que fala sobre a história de Sergipe de modo tão inovador. Eu sempre gostei de cordel e acredito que ele tem tudo a ver com nossa cultura e com o imaginário popular", finaliza Adriana.