Técnicos da Saúde participam do Seminário Internacional da Atenção Básica

Saúde
01/08/2012 15h25
Início > Notícias > Técnicos da Saúde participam do Seminário Internacional da Atenção Básica

A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira participou como convidada do VI Seminário Internacional de Atenção Básica. Sediado no Rio de Janeiro, o evento reuniu mais de 1.800 pessoas durante os dias 29 e 1º de agosto.
Stella Maris estava acompanhada de dirigentes e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde/Aracaju. Todas as despesas dos participantes do VI Seminário foram custeadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Com o tema "Atenção Básica: Universalização com Qualidade", o objetivo do seminário foi proporcionar o debate para a construção de ações de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica, desenvolvendo padrões de qualidade comparável nacional e internacionalmente.

Segundo Stela Maris, participaram do seminário gestores públicos do Brasil e de país convidados, administradores de sistema e serviços de saúde, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, além de representantes de agências de cooperação internacional.

"O evento possibilitou o compartilhamento de experiências de boas práticas na organização do cuidado nos Sistemas de Saúde, focado na melhoria da qualidade da Atenção Primária à Saúde", afirma Stella Maris que teve a oportunidade de conversar nos bastidores com o ministro Alexandre Padilha.

Durante o seminário, o MS divulgou as estratégias e as ações em desenvolvimento do "Projeto Saúde Mais Perto de Você - Acesso e Qualidade", voltado para a Política Nacional de Atenção Básica. O projeto é uma das ações do Programa de Melhoria de Acesso e da Qualidade (PMAQ), instituído pela Portaria de nº 1.654 GM/MS, do dia 19 de julho de 2011.

"O mês passado, as nossas unidades de Saúde da Família receberam a visita dos entrevistadores do PMAQ, que estão realizando avaliação externa para a qualificação da Atenção Primária em todo o país", lembra Stella Maris.

Eixos temáticos

A programação do Seminário foi dividida em quatro eixos prioritários de discussão: Estratégias para ampliação do acesso, da qualidade das práticas de saúde e da satisfação dos usuários; Qualidade e inovação na gestão da Atenção Básica e em Redes de Atenção à Saúde; Apoio Institucional e Educação Permanente; Promoção da transparência dos processos de gestão, participação e controle social e a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde e Configuração de Redes de Atenção.

Além de Stella Maris, da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, estavam no seminário o diretor de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Geison Valença; a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Elisa França; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Ângela Leite; o coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem, Idoso, Fabrício Almeida e duas referências técnicas da Rede de Atenção Psicossocial, Camille Aragão e Simone Barbosa. Camille participou de uma das mesas de trabalho do seminário.