Mirante da 13 de Julho recebe exposição fotográfica

Funcaju
03/08/2012 08h58
Início > Notícias > Mirante da 13 de Julho recebe exposição fotográfica

Trabalhando para se firmar como um local não apenas de informações turísticas, mas também como ponto de apoio e divulgação das artes e da cultura regional, o Mirante da 13 de Julho, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), inaugurou na noite desta quinta-feira, 2, a VI Mostra dos Alunos do Curso Compacto de Fotografia Digital.

Ministrado pelo fotógrafo sergipano José Aquino, o curso, que propõe ensinar não só aspectos técnicos da fotografia, mas também seu lado artístico e antropológico traz como tema, este ano, os rostos, as ações e os sentimentos dos vendedores ambulantes e as mercadorias presentes nas feiras livres da capital e do interior do Estado.

“Eu dou aulas de fotografia há quase cinco anos no meu ateliê e adoro. Ensinar estimula a gente a aprender e quanto mais eu ensino mais gosto do que faço. Nesse curso, os alunos descobrem que a fotografia é uma linguagem e também descobrem a si mesmos, descobrem valores. Quando vejo hoje alguns alunos meus, que chegaram ao meu ateliê sem saber quase nada sobre fotografar, agora profissionais, me sinto muito feliz”, diz José Aquino.

A VI Mostra de Fotografias conta com o trabalho de pesquisa e análise de sete alunos do curso, Aída Carmen, Alex Camilo, Eliana Aquino, Gleysson Prado, Yamicela Torres, Thiago Bahia e Raíssa Feitosa. Todos, após aprender noções básicas de fotografia como tipos de lente, abertura e foco, saíram a campo em busca do que eles mesmos definem como a melhor parte, fotografar.

“Visitamos juntos a Orla da Atalaia e algumas feiras, que foram a melhor parte do curso, mas também tivemos a liberdade de fotografar por conta própria, inclusive minhas melhores fotos, que estão aqui em exposição, eu tirei na porta da minha casa”, revela o fotógrafo e aluno há três anos de José Aquino, Alex Camilo.

Quem também diz ter aproveitado bastante a experiência com fotografias foi a estudante de Psicologia, Raíssa Feitosa. “Eu fiquei sabendo do curso pela internet, por indicação de uma professora minha. Então, como o período das aulas coincidia com meu período de férias da faculdade, eu decidi arriscar. Esse é meu primeiro trabalho fotográfico e eu amei fazer. Estou até querendo, se o tempo permitir, fazer um curso de edição de fotos”, comenta a estudante.

Para a diretora do Mirante, Dinha Barreto, é um prazer receber a exposição do Aquino. “Desde que o José Aquino começou a dar este curso de fotografias, praticamente todo ano ele escolhe o Mirante para expor seu resultado. Nós conhecemos seu trabalho e suas fotos sempre voltadas à cultura popular, por isso é um prazer receber mais uma de suas exposições”, declara a diretora.

A exposição

A VI Mostra dos Alunos do Curso Compacto de Fotografia Digital, que este ano traz o tema “Feiras e Vendedores”, ficará em exposição até o dia 16 de agosto no Mirante da 13 de Julho. O Mirante fica localizado no Calçadão da 13 de Julho, na avenida Beira Mar e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-2192.