Enquanto consumidores e comerciantes usufruem do Mercado Setorial Governador Miguel Arraes para compra e venda de produtos, a preocupação com a limpeza e higiene do local precisa ocorrer de maneira conjunta. A partir desta segunda-feira, 6, os novos sanitários do espaço de abastecimento situado no bairro Bugio, zona Norte da capital, já estarão disponíveis aos usuários, após reforma realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
"Estava precisando de uma melhora mesmo, e agora que está pronto vai servir para todo mundo, clientes e feirantes. É importante que a gente também fiscalize o uso do espaço para que as pessoas tenham consciência de conservar o patrimônio público", afirma o vendedor de rações e cereais Gilvan de Oliveira. A fim de manter a higiene da área durante a reforma, banheiros químicos foram inseridos no local para servir aos cidadãos.
Segundo a Coordenadoria de Engenharia da Emsurb, foram substituídos quatro sanitários completos (vasos e caixas de descarga), oito portas e toda a parte elétrica; novos registros, chuveiros e dez torneiras completas foram colocados; além de vários reparos mecânicos que foram efetivados para o bom funcionamento dos equipamentos, inclusive nos acessos especiais para deficientes físicos.
"Nós fazemos os serviços de manutenção dos mercados de acordo com a urgência e necessidade de cada um, como foi o caso desses sanitários. Teremos funcionários fiscalizando nas entradas, mas o que se espera é o bom senso para a utilização dos banheiros, tanto por parte dos permissionários quanto dos consumidores", explica a gerente de Abastecimento da Emsurb, Silvana Gomes, lembrando que, embora o mercado do Bugio seja lavado semanalmente, a lavagem dos sanitários será diária.