Sábado tem mutirão de combate a dengue no 18 do Forte

Saúde
03/08/2012 15h58
Início > Noticias > 51749

Neste sábado, 4, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promove um mutirão de combate a dengue no bairro 18 do Forte, localizado na Zona Norte de Aracaju. Para a ação, a Força-tarefa de combate à Dengue reunirá 40 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 15 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Durante todo turno da manhã, a PMA vai limpar áreas públicas e terrenos baldios do bairro e visitar cerca de 1.200 residências.

Na manhã desta sexta, 3, os 27 agentes de endemias da SMS iniciaram as ações de campo no bairro 18 do Forte. O supervisor do combate a dengue, Elielson Lima Rodrigues informa que 360 residências já foram visitadas.

Ele informa que amanhã, a equipe é reforçada para eliminar e prevenir o surgimento de focos de larvas do mosquito Aedes aegypti. "Estaremos borrifando inseticida em locais estratégicos para eliminação desses focos em terrenos baldios, ferros-velhos e locais que acumulem lixo e entulho", garante.

 Elielson Lima diz que quando os agentes de endemias visitam as casas, procurando criadouros do Aedes aegypti, eles conversam com os moradores. "Nessas visitas, a gente dá muita atenção ao diálogo com os moradores. Estamos sempre alertando para a necessidade da importância diária dessa prevenção", destaca Elielson Lima.

 A secretária municipal de Saúde de Aracaju, Stella Maris Moreira, destaca que o quarto Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) feito em 2012 registrou o menor índice de infestação do mosquito da dengue dos últimos quatro anos para o período chuvoso. Mas, a PMA continua atuando rotineiramente para prevenir à dengue no nosso município", diz.

 "Dentro de casa, todos devem identificar possíveis criadouros dos mosquitos. Vasos e garrafas plásticas devem ser furados, pneus devem ser cobertos e deve-se colocar terra nos vasos de planta. Reservatórios de água devem ser tampados e, os que não puderem, precisam ser lavados duas vezes por semana", orienta Elenilson Lima.