PMA forma turmas do projeto Construindo o Futuro

Agência Aracaju de Notícias
06/08/2012 13h46

Oportunizar a qualificação profissional e inserir o cidadão aracajuano no competitivo mercado de trabalho. Foi com esse objetivo que o projeto ‘Construindo o futuro', realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal do Trabalho e Renda (Fundat), capacitou mais 61 alunos nos cursos de pedreiro polivalente, gesseiro e aplicador de revestimentos cerâmicos.

A solenidade de formatura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 6, no auditório da Sociedade Semear, e contou com a presença do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que, mais uma vez, fez questão de comparecer ao evento e parabenizar cada um dos alunos. Destacando que o momento é de grande importância, tanto para a Prefeitura, quanto para os formandos, o prefeito afirmou que todos deram um grande passo para melhorar suas vidas.

"O objetivo deste programa é qualificar as pessoas para que elas possam encontrar seu espaço no mercado, alcançar suas metas e crescer cada vez mais por meio da profissionalização. Vocês são vitoriosos, se esforçaram, foram aprovados, superaram suas dificuldades e hoje estão aqui, recebendo seus diplomas. Estou muito feliz por todos vocês", destacou Edvaldo.

Falando em nome de todos os alunos, Maria Terezinha Vieira, que concluiu o curso de gesseiro, agradeceu a oportunidade e enfatizou que todos estão bem preparados para exercer a profissão. "Esse momento vai ficar guardado em nossos corações. Além da aprendizagem, fizemos amigos. Quero agradecer a todos que trabalharam para que esse momento acontecesse, aos professores, ao prefeito de Aracaju, pela oportunidade, e à presidente da Fundat, Telma Pimentel, que além de trabalhar para promover os cursos, corre atrás das empresas para tentar garantir emprego a todos os formandos", disse.

Qualificação

Esta é a 11ª turma do programa que já qualificou 230 cidadãos na área da construção civil. As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e após o términio do curso, a Fundat, por meio de parcerias com construtoras da capital, trabalha para inserir os formandos no mercado. Telma Pimentel afirmou que aproximadamente 70% dos alunos estão empregados.

"Desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, a Fundat qualificou cerca de 30 mil cidadãos nas mais diversas áreas. Foram investidos aproximadamente R$ 2,1 milhão de reais para oferecer oportunidade e esperança para que as pessoas possam melhorar as suas vidas e ainda vamos fazer muito mais", enfatizou.

Parcerias

Telma Pimentel agradeceu também a parceria com o Setransp, que disponibiliza um cartão para que os alunos possam se deslocar de casa para o curso gratuitamente nos ônibus da capital. Ela também informou aos presentes que a Fundat conta com o auxilio de 12 construtoras que acreditaram no projeto e que empregam a mão de obra qualificada pela prefeitura.

Presente à solenidade, Eduardo Botelho, presidente da Engeb - uma das construtoras parceiras - parabenizou os formandos e disse que, para ele, é uma grande satisfação colaborar com o projeto. "Quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira e Telma Pimentel pelo trabalho e dizer que estou feliz em poder colaborar com um projeto dessa magnitude. Parabéns a todos por abraçarem a oportunidade", concluiu.