A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por intermédio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), possibilita o crescimento do lado profissional das pessoas ofertando cursos que visam prepará-las para o competitivo mercado de trabalho. Nesses cursos, toda a comunidade ganha, desde aqueles que estão desempregados e descobrem uma profissão; até aqueles que buscam o aperfeiçoamento; e a sociedade em geral ao ter à disposição serviços de qualidade.
Entre os cursos ofertados pela Fundação está o de massoterapia, que dispõe de um total de 100 horas/aula, sendo 4 horas/aulas ministradas de segunda à sexta-feira, ao longo de aproximadamente um mês e meio. O conteúdo programático começa com conhecimento de anatomia e fisiologia, em torno de 30 horas, destinadas ao acesso do conhecimento teórico. “Para trabalhar com o corpo é imprescindível conhecê-lo e conhecê-lo bem, porque os formados no curso vão trabalhar diretamente com a saúde das pessoas, então é importante conhecer o funcionamento do corpo de modo geral”, explica Dione Sandres, professora do curso da Fundat, na Unidade Jardim Esperança.
Após o conteúdo de anatomia e fisiologia, tem também a parte da fundamentação teórica, a história da massoterapia. Por fim, a partir do embasamento teórico, os alunos partem para a prática, onde requer um tempo de habilidade a fim do desenvolvimento de determinadas técnicas e inclusive a percepção, porque cada cliente é único e cada um precisa de um tratamento ideal.
O curso é composto por pouco mais que 70 horas práticas, além de uma carga horária de 10 horas destinada às relações humanas, tendo à frente uma profissional de psicopedagogia ou psicologia, onde se trabalha a consciência de como se deve dar o relacionamento do profissional com o público de modo geral.
Os alunos ainda participam do projeto “Entre que o espaço é seu”, algo pensado tanto nos futuros profissionais, assim como na comunidade, que pode assim usufruir dos serviços de maneira gratuita. “Essa interação é importante, pois os formandos podem se deparar com situações das mais variadas possíveis, o que possibilita inclusive adquirir experiência, tanto nos aspectos físicos, ocasionados por excesso de estresse, de acumulo de obrigações, como até mesmo no que diz respeito ao tato com as pessoas”, conta Dione.
Entre uma turma e outra há normalmente um intervalo estendido a mais de um mês, porém a Prefeitura sensibilizada em relação à necessidade e importância de oferecer esse serviço profissionalizante, com frequência ainda maior, para substituir a turma que está se formando, está programada a realização de mais uma turma, que já está fechada e tem início previsto para dia 27 de agosto.
A procura pelo curso tem sido crescente. Em média cada turma é formada por 20 pessoas. “Sou formado em Educação Física e vi no curso de massoterapia a oportunidade de me aperfeiçoar profissionalmente. Preenchi alguns currículos e circulei pelo mercado, a resposta foi muito positiva. Já surgiram várias propostas de trabalho inclusive em outros Estados”, afirma Genivaldo Lima, que integra a turma de formandos.
Curso de cabeleireiro
No curso de cabeleireiro, durante pouco mais de um mês, quem participa tem aulas de corte, escova, alisamento, luzes, utilizando produtos profissionais que qualificam ainda mais o lado profissional.
“A maioria das alunas que sai daqui, monta o próprio salão. Saber disso é muito gratificante para mim”, afirma Maria José, a professora do curso.
“O curso é uma ótima oportunidade para quem está desempregado, o aprendizado é muito bom. Nada melhor que poder montar o próprio negócio, conseguir a própria independência, ir a caminho da estabilidade e prosperidade”, diz Carla Oliveira.