A Prefeitura de Aracaju tem gerido uma sólida política de infraestrutura urbana que se inicia no processo de concepção e se estende à concretização de soluções que melhorem a mobilidade, acessibilidade e qualidade de vida da população da capital. A administração municipal, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), atua em todas as áreas da cidade. Prova disso são os investimentos nos loteamentos Nova Liberdade I, bairro Jardim Centenário e Nova Liberdade II, Olaria.
Orçada em cerca de 16 milhões, a obra é resultado da parceria da PMA com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os investimentos contemplarão ações de terraplenagem, escavação de valas, construção de barramento, instalação de canteiros, revestimento do canal, drenagem pluvial e auxiliar de esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica.
No total, quase 30 ruas, dividida entre os dois loteamentos, estão com obras em andamento. Estão sendo executados serviços de esgotamento sanitário, terraplenagem, rede de drenagem e pavimentação asfáltica. Mais de dez vias públicas do loteamento Nova Liberdade I e quase vinte do Nova Liberdade II recebem diversos serviços de infraestrutura.
Etapas
Nas ruas das duas comunidades, estão sendo implantadas redes de esgotamento sanitário e de drenagem de águas pluviais. A próxima etapa será focada em ações de terraplenagem, com a implementação de sub-base e base, para posteriormente ser executada a parte de pavimentação asfáltica. Cerca de 140 profissionais estão trabalhando diariamente para garantir que as obras sigam o cronograma previamente estabelecido.
Segundo o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, essa é mais uma importante obra de infraestrutura que a Prefeitura de Aracaju realiza em parceira com o Governo Federal. "Conseguimos os recursos com o PAC 2 e estamos iniciando uma obra que vai mudar a vida das pessoas que vivem nos loteamentos Nova Liberdade I e II. Em cerca de um ano, estaremos concluindo as obras que vão transformar a paisagem urbana e social daquela região", garante o engenheiro.