PMA sorteia 428 casas do bairro 17 de Março

Família e Assistência Social
09/08/2012 08h30
Início > Notícias > PMA sorteia 428 casas do bairro 17 de Março

A Prefeitura de Aracaju realizou durante toda esta quarta-feira, 8, no Espaço Cultural Gonzagão, o sorteio de 428 casas do bairro 17 de Março. Com a presença das famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), cada contemplado fez o sorteio do próprio imóvel, retirado de uma urna o endereço da unidade habitacional que passará a lhe pertencer.

As famílias contempladas com a casa própria são egressas das áreas de risco do bairro Santa Maria, a exemplo de remanescentes do Morro do Avião e da área do Gasoduto, bem como das ocupações irregulares Arrozal, Prainha, Quirino, Água Fina e outras. Parte delas mora em casas de aluguel, pagas pelo auxílio moradia, benefício concedido pela Prefeitura de Aracaju e assim continuarão até que recebam os imóveis.

Para o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, este dia 8 de agosto representa um marco na vida destas famílias. "Hoje, estamos realizando um sonho na vida de vocês. Um sonho de muitos anos, que é uma das conquistas mais importantes na vida de uma família: a casa própria. Hoje estamos fazendo o sorteio do imóvel e em breve faremos a entrega das chaves", disse Bosco Rolemberg, dirigindo-se às famílias presentes no Gonzagão.

Entre elas encontrava-se Adriana Santos Silva, 29 anos, mãe de oito filhos. Em 3 de maio do ano passado, ela foi retirada da invasão da Prainha pela Prefeitura de Aracaju, juntamente com outras 33 famílias. Na madrugada daquele dia, os moradores da ocupação viveram horas de terror após o transbordamento do canal Santa Maria.

"Desde uma hora da madrugada que estou com meus filhos no meio do nada, sem nenhum de nós dormir. Foi preciso que chamássemos o Corpo de Bombeiros para nos socorrer e garantir a nossa segurança. Isso não é vida. Precisamos mesmo desse apoio da Prefeitura", declarou à época Adriana Santos Silva.

Vida nova

Nesta quarta-feira, as lágrimas de um ano atrás foram substituídas pelo sorriso. "É muita emoção, muita alegria, um sonho que se realiza. Uma nova vida começa para minha família neste dia e por isso mesmo ainda hoje vou conhecer a minha casa, onde criarei meus filhos", disse Adriana Santos Silva, que é beneficiária do auxílio moradia.

 Para a remanescente do Morro do Avião, Edilene Barbosa Santos, 33 anos, contemplada com a casa própria, esta quarta-feira é uma dia histórico na vida da família. "isso é maravilhoso, emocionante, tenho um teto. Ganhei minha casa e a partir de agora vou correr atrás de outras conquistas. Estou muito feliz", enfatizou Edilene Santos, mãe de dois meninos e comerciante de feira.