Semed estimula o gosto pela leitura nos estudantes

Educação
09/08/2012 14h30
Início > Notícias > Semed estimula o gosto pela leitura nos estudantes

A secretaria Municipal de Educação, (Semed) por intermédio da Biblioteca do Professor do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) está realizando em unidades educacionais da rede municipal de ensino atividades de incentivo e descoberta do prazer da leitura e da escrita.

Na manhã desta terça-feira, 9, foram os alunos da Escola de Ensino Fundamental Laonte Gama, localizada no bairro Santa Maria, que participaram da programação.

Em um clima de bastante descontração, os estudantes das turmas do 1° ao 5° anos  acompanharam a leitura de fábulas, contação de histórias, cantoria de músicas infantis. A atividade prendeu a atenção das crianças que participaram e interagiram com as apresentações. Houve ainda, rodas de leitura e discussões sobre assuntos como: o que é o livro? Qual a relação dos alunos com as histórias? O que é a biblioteca? E a importância dela no processo de construção do gosto pela leitura.

Para a professora Telma Santos da Silva, coordenadora da Biblioteca do Professor, a biblioteca, através de seus inúmeros livros, cumpre a função de expandir o conhecimento. “Com a correta utilização das obras, é possível ampliar os horizontes dos estudantes. Por meio de livros, mas também de revistas, mapas, materiais multimídia o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem das crianças, ensinar e fazê-las tomar gosto pela leitura”, falou a professora.

Quem acompanhou as atividades aprovou a iniciativa. É o caso do estudante da 3ª série da instituição Caio Rodrigo. “Foi um dia diferente e muito bom. A história contada foi muito interessante, nós ficamos com vontade de ler outras historinhas”, ressalta.

Para a professora Rosângela Leite, atividades diferenciadas servem como um estímulo para os estudantes inovarem o aprendizado. “Em contato com esse tipo de atividade, as crianças ficam motivadas a recriarem o saber, a manifestar o seu ponto de vista. E o hábito da leitura é, sem dúvida, uma atividade que proporciona isso”, destaca.