Trinta e oito mulheres se qualificam em cursos da Fundat

Formação para o Trabalho
10/08/2012 09h48
Início > Notícias > Trinta e oito mulheres se qualificam em cursos da Fundat

Mais duas turmas são capacitadas através dos cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desta vez, foram 38 mulheres que frequentaram os cursos de bolos confeitados e doces e salgados. A entrega dos certificados aconteceu na tarde de quinta-feira, 9, na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), localizada no bairro Santos Dumont, local onde foram realizados os cursos.

A maioria das mulheres é dona de casa que resolveu dar uma “guinada” em suas vidas, pretendendo confeccionar os produtos e revendê-los para aumentar a renda. A vantagem em produzir bolos confeitados e doces e salgados está na praticidade de fazê-los em casa, sem a necessidade de afastar-se dos filhos e dos demais afazeres domésticos. “No que se refere à produção de bolos, basta a criatividade para criá-los de acordo com o desejo do cliente”, afirma a instrutora do curso Ana Virginia Ramos.

E, para marcar o ato de entrega dos certificados, as alunas fizeram uma exposição dos produtos. “É possível obter uma boa renda fabricando doces e salgados. Temos vários exemplos de ex-alunos que já estão produzindo e gerando sua própria renda, inclusive, com a montagem de pequenos negócios para atender a demanda de clientes”, confirma a instrutora Vânia Maria Lima Mendonça.

As alunas Ione Donato Barbosa e Maria José Cabral Santos, representaram as turmas. “Através desse aprendizado, temos a capacidade de produzir e provocar mudanças radicais em nossas vidas. Agora chega de reclamação porque temos como ganhar dinheiro”, lembra Maria.

Emocionada ao receber o seu certificado, Ione destacou que a convivência com a instrutora e as demais colegas ficará marcada em sua vida. “A gente aprendeu a conviver entre amigos, a dividir e a se somar no aprendizado. O que a Fundat faz por nós não tem preço. As aulas de relações humanas também nos ensinaram muito”, declara.

A presidente da Fundat, Telma Rios Pimentel, fez a entrega dos certificados e comprovou o aprendizado. “É um momento ímpar na vida de vocês e da equipe da Fundat porque temos a certeza que estamos cumprindo o nosso papel e o fato de verificarmos que muitas já estão produzindo e gerando renda é gratificante”, disse.

Telma Pimentel lembrou que em seis anos, a Fundat já qualificou cerca de 30 mil pessoas. Desse número de qualificados, a maioria é formada por mulheres. “A mulher está buscando a capacitação em todas as áreas, ingressando no mercado de trabalho e mostrando que é capaz”, comenta.

A mesa repleta de doces, salgados e bolos, encheram os olhos dos convidados que puderam degustar as iguarias, comprovando que o aprendizado valeu nota 10.