Preparativos para o desfile cívico seguem em ritmo acelerado

Educação
10/08/2012 14h34
Início > Noticias > 51806

No dia 2 de setembro acontece mais uma edição do desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino e os preparativos para a realização da grande festa em homenagem à pátria estão adiantadas.

Nos ateliês de costura os trabalhos seguem um ritmo acelerado. As alegorias são produzidas com bastante dedicação e técnica. Cada traje é composto de formas diferenciadas, o que requer dos profissionais bastante criatividade e atenção aos detalhes.

Como a temática deste ano é 'A mulher na construção do mundo', as escolas vão ter como enredo diversos elementos e aspectos relativos ao universo feminino, que variam entre a mitologia, artes, lutas e conquistas sociais, personagens marcantes e anônimos, e posição atual no mercado globalizado.

Para a confecção das fantasias os artistas utilizam diversos materiais. São vários tipos de tecidos, pedras, adereços, bordados, tudo para a construção dos grandes personagens que desfilarão na avenida. O trabalho é feito de forma minuciosa e bastante criteriosa.

"Além dos vários pelotões e fantasias, haverá o desfile de carros alegóricos. Será uma verdadeira aula de história em plena avenida, o que enriquece o desfile e traz para todos nós uma formação cultural de apelo à Semana da Pátria", destacou o representante da comissão do desfile cívico da Secretaria Municipal de Educação, Evilson Nunes.

Desfile

O Desfile Cívico Estudantil da rede municipal de ensino será realizado com a participação de 26 unidades de ensino e três escolas particulares. Além dessas, representantes de 11 instituições, a exemplo da Marinha, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Exército também participarão do evento, que a cada ano atrai centenas de pessoas às ruas do bairro Siqueira Campos.

O evento é considerado uma das mais belas manifestações de civismo realizadas na capital sergipana. Unidades particulares de ensino também se apresentam no desfile, que mediante esforços dos técnicos da Semed e dos membros das comunidades escolares, transforma-se numa aula pública prestigiada pela sociedade.