Hora do Conto já recebeu mais de mil crianças este ano

Funcaju
22/08/2012 14h24
Início > Noticias > 51809

Olhos e ouvidos atentos para não perder nenhum detalhe da história que a ‘Tia Ivanny’ vai contar. É assim todas as terças e quintas-feiras na Biblioteca Clodomir Silva com o projeto Hora do Conto, que movimenta o local com a alegria das crianças. No mês de agosto, lendas e contos são explorados em homenagem a comemoração do dia do folclore.

Em oito anos, cerca de mil crianças já passaram pelo setor infantojuvenil. Eles brincam, leem, conversam, perguntam e até contam suas próprias aventuras na roda que este mês também tem a exposição “Brinquedos e Brincadeiras”. Na quinta-feira, 9, 20 estudantes, do 3º ano do Caic Ministro Armando Rollemberg, encheram de energia a sala.

Para a professora dos meninos, Rosália Alves, é uma manhã muito produtiva. “A “Hora do Conto” tem o cunho educativo, já passei por aqui com outros alunos e eles se encantam de aprender tudo na prática. Na escola, trabalhamos a teoria e como muitos não têm acesso a cultura e leitura, aqui eles conhecem o que estudam na teoria”, destacou a educadora.

As amigas Ingrid Silva, 10 anos e Eduarda dos Santos, 9 anos, ouviram com atenção para contar em casa.  “Gostei muito, mas minha parte preferida é ouvir as histórias que a tia conta. Em casa, conto tudo que aprendi aqui para os meus pais e irmãos”, declarou Ingrid.

Já Eduarda, também compartilhou com os colegas as lendas que seu avô contava para ela. “Sei algumas histórias que ouvi dos meus parentes. Sempre conto na hora do recreio para os meus amigos e hoje aprendi mais para contar”, revelou.

Segundo Ivanny Brás de Jesus, responsável pelo plano, mais de mil crianças já passaram por lá. “Em oito anos já recebemos muitas escolas, dias em que contei histórias para 80 crianças”, explicou, lembrando que tudo é escolhido antes. “Penso em temas e datas comemorativas, quando eles chegam, já sei o que vou contar. Em abril, histórias sobre os índios, já este mês, Lobisomem, Saci-Pererê, Boto Rosa, entre outros são os personagens da vez”, comentou.

Sobre a Clodomir Silva

As escolas interessadas em participar podem ligar para agendar visitas. A Biblioteca Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos. Telefones (79) 3179-3742 / (79) 3179-1380.