Semed realiza mais uma etapa de capacitação do Programa Paz na Escola

Educação
14/08/2012 14h01
Início > Noticias > 51822

Durante esta semana, os coordenadores, professores e técnicos das quatro escolas inseridas no Programa Paz na Escola estão participando de mais uma etapa de capacitação sobre a implantação do programa nas unidades de ensino.  

Os encontros estão acontecendo no auditório do Centro de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh) e tem como objetivo reforçar as estratégias para o enfrentamento da violência nas escolas.

A ação faz parte das políticas permanentes de combate à violência contra as crianças e os adolescentes que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve nas unidades de ensino e tem como foco desencadear um movimento de disseminação de ações e valores pacíficos.

Inicialmente, as ações se concentrarão em quatro escolas: Emef Profª Maria Thétis Nunes, no bairro América; Emef Laonte Gama no bairro Santa Maria; Emef Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio; Emef OviêdoTeixeira, no bairro Olaria. Outras unidades de ensino também serão contempladas. Ao todo, mais de 27 mil alunos serão beneficiados.

Capacitações

Na oportunidade, professores e coordenadores debateram diversos temas como o uso de drogas, violência familiar, medidas socioeducativas nas escolas. O foco desse novo encontro é instrumentalizar os docentes a respeito de como identificar e denunciar de forma correta e ágil os diversos tipos de violência que porventura venham a se manifestar no âmbito escolar. A capacitação está sendo ministrada pela professora Dra. Sílvia Losacco, estudiosa de temáticas referentes ao enfrentamento da violência contra as crianças e adolescentes.

Como parte da programação, a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, realizou uma palestra sobre a formatação e a importância do programa Paz na Escolas para a rede municipal de ensino.

Segundo Josevanda Franco, o programa compreenderá quatro eixos. "O Paz na Escola trabalhará com proteção aos direitos, cultura e arte, esportes e capacitação. A finalidade é reforçar o papel da escola no processo de fortalecimento das relações sociais, aprimorando os conhecimentos que envolvem a defesa dos direitos das crianças e jovens, além de oportunizar experiências de atividades integradas e socializadoras. O objetivo do programa é distanciar as unidades públicas de ensino da situação de vulnerabilidade, a fim de proporcionar melhores condições de aprendizagem para crianças e adolescentes”, destacou a secretária de Educação.