PMA abre o 18º polo da Academia da Cidade

Saúde
14/08/2012 18h24
Início > Notícias > PMA abre o 18º polo da Academia da Cidade

Cerca de 60 moradores da Coroa do Meio participaram nesta terça, dia 14, da aula inaugural do 18º Polo da Academia da Cidade da Prefeitura Municipal de Aracaju(PMA). O polo foi implementado no mais novo complexo desportivo público de Aracaju, localizado na avenida Desembargado Antônio Gois, no bairro Coroa do Meio. 
 
A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, participou da abertura do pólo. A secretária estava acompanhada de dirigentes e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

"Atualmente, o Programa Academia da Cidade conta com oito mil usuários ativos distribuídos nos 18 polos. Esse número demonstra o incentivo da PMA na ampliação de acesso gratuito às práticas de atividade física, para os cidadãos e cidadãs dos mais diferentes bairros da cidade. Durante as atividades dos pólos, os educadores físicos da SMS também recomendam aos usuários outras práticas saudáveis como a mudança de hábitos alimentares. Com os pólos, a saúde pública intensifica a disseminação da promoção à qualidade de vida e de prevenção a doenças", destaca Stella Maris.

Depoimentos

Os moradores da Coroa do Meio reivindicaram e saudaram a abertura do mais novo pólo do Academia da Cidade. Muitos usuários destacaram a oportunidade de praticar esporte gratuitamente. Outros chamaram à atenção para a vantagem de se exercitar em uma área bonita e ao ar livre. Outros ressaltaram a possibilidade de ampliar a vida social e de reunir no local membros da própria família.

De uma única residência, três mulheres se cadastraram e participaram da aula inaugural do Academia da Cidade: a aposentada José Maria de Jesus e as duas filhas Gicélia Pereira e Maria Pereira. "A aula foi maravilhosa e a gente sempre estará por aqui. Vamos trazer outras pessoas da nossa família", afirma Gicélia Pereira.
 
A usuária Elisangela Costa Cardoso diz que já praticava atividade física ao ar livre. "Estou há dois anos em Aracaju e fico feliz em poder fazer atividades com profissionais de educação física, gratuitamente. Eu sou hipertensa e diabética e com exercício físico reduzi minhas taxas de diabetes", garante.
 
Os homens da comunidade também estão se cadastrando no polo da Academia da Cidade do bairro Coroa do Meio. Dentre eles, estavam na aula inaugural o presidente da Associação de Ex-palafitas da Cora do Meio e o presidente do Conselho Local de Saúde (CLS) da USF Hugo Gurgel, respectivamente Edvaldo Santana e Gilson Pereira. Edvaldo Santana destaca a importância da parceria entre a comunidade, associações, CLS e a Unidade de Saúde da Família.

José Wilson da Costa, 57 anos, também aderiu à Academia da Cidade. Ele disse que antes, estava fazendo caminhadas sozinho. "Essa oportunidade foi ótima. Eu tenho problemas de desvio na coluna e preciso de atividade física", diz.
 
Horário
 
Na Coroa do Meio, as aulas do Academia da Cidade serão realizadas diariamente, de segunda a sexta-feira, sempre nos horários das 5h30 às 8h da manhã e das 15h às 17h.