A Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou avaliações em nutrição e em saúde bucal em 50 crianças matriculadas na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Berenice Campos. A visita do PSE foi realizada nesta quinta-feira, 16, pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Cardoso. Os profissionais contaram com a parceria dos estagiários do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Segundo a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, a ação de prevenção e promoção em saúde na escola envolveu crianças que moram no bairros Veneza e no Coqueiral, bairro Porto D'Antas. “Em Aracaju, o PSE foi introduzido em 2008. Este ano, a PMA está desenvolvendo o PSE em 85 escolas públicas. Especificamente da SMS, estão envolvidas no programa 25 Unidades de Saúde da Família (USFs) e 128 equipes de saúde”, informa.
Riscos alimentares
A professora-orientadora de Nutrição da USF, Jamille Oliveira Costa, destaca a importância da ação em beneficio da saúde dos meninos e meninas. Ela alerta para os riscos de alimentação inadequada para as crianças: consumo abusivo de alimentos industrializados como biscoitos e refrigerantes.
“Da avaliação nutricional, podemos diagnosticar quando a criança está acima ou abaixo do peso indicado para a idade. A partir desse diagnóstico, alertamos aos pais e aos responsáveis por crianças para a necessidade da mudança de hábitos alimentares, com oferecimento de frutas, legumes e fazer um acompanhamento mensal junto à equipe de Nutrição na unidade de saúde do bairro”, explica.
A equipe do PSE vai retornar à creche para dar continuidade às ações de avaliação e de promoção à saúde. “Estaremos retornando à escola para estimular quanto à importância da alimentação saudável, entre os trabalhadores e as famílias das crianças. Nas rodas de conversas, apresentamos alternativas como receitas de alimentação saudável de baixo custo com ingredientes de fácil acesso para a comunidade”, acrescenta.
Saúde Bucal
Depois da avaliação antropométrica (pesagem e da medição da altura), as crianças passaram por avaliação bucal com a dentista Paula Frassinetti Coelho. “Crianças consomem muitos açúcares, por isso é fundamental alertar os pais e as mães para escovação correta dos dentes. Além da mudança de hábitos saudáveis, desde a infância, podemos prevenir cáries e outras doenças”, explica. Após a avaliação, as mães dos meninos diagnosticados quando necessário saem com encaminhamento para consulta dos filhos.