Parceria entre Fundat e Sesi possibilita a realização de curso

Formação para o Trabalho
17/08/2012 12h00
Início > Notícias > Parceria entre Fundat e Sesi possibilita a realização de curso

Por falta de conhecimento e até mesmo por questões de hábito, a maioria dos brasileiros despreza muitos alimentos com elevados valores nutricionais, descartando-os no lixo. E, em Aracaju, a situação não é diferente. Além da preocupação com a preservação do meio ambiente, a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) também está dando a sua parcela de contribuição no tocante ao reaproveitamento de alimentos. Isso vem sendo possível diante de parceria firmada com o Serviço Social da Indústria (Sesi). Na quinta, 16, à tarde, 60 pessoas receberam os certificados de participação no curso oferecido pelo Programa Cozinha Brasil.

O curso foi realizado nas Unidades de Qualificação do bairro Santa Maria e José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), sediadas nos bairros Santa Maria e Coroa do Meio, respectivamente. O programa visa promover a melhoria de vida dos brasileiros e tem a parceria do Ministério Social de Combate à Fome. É uma nova tecnologia social para os problemas relacionados à má alimentação, desnutrição e fome, desenvolvido em conjunto com a comunidade.

O representante da Federação das Indústrias (Senai, Sesi e IEL), Eduardo Leite, explicou que o programa é interessante porque trata do aproveitamento de alimentos que são descartados. “Esse aproveitamento reflete também em questões econômicas, diminuindo custos para a população. Além disso, aqueles que aprendem o processo de aproveitamento, também podem confeccionar os produtos e gerar renda”, esclarece.

A diretora operacional da Fundat, Marta Rocha, lembrou aos alunos sobre a importância da parceria. “É uma parceria muito importante porque está oportunizando o aprendizado com relação ao aproveitamento integral dos alimentos. Tenho certeza que a partir deste momento, ninguém irá desprezar cascas, talos, sementes e outros alimentos indispensáveis para uma boa nutrição”, disse.

O aposentado Emanoel Paiva Matos, 74 anos participou do curso e alega que o novo aprendizado fará parte integral da sua vida. “Resolvi fazer este curso porque sou divorciado e moro sozinho. É importante saber economizar e, principalmente, se alimentar bem”, relatou, acrescentando que as informações obtidas serão repassadas para a sua família que reside em outro Estado”, disse.

Romildo dos Santos, 67 anos, também participou do curso registrando os mesmos motivos do colega Emanoel. “Também vivo sozinho e aprender é sempre bom e, principalmente, quando revertemos esse aprendizado para uma melhoria da nossa qualidade de vida”, justificou.

Ambos, também já fizeram os cursos de Informática e Espanhol na unidade/ escola da Fundat sediada na Coroa do Meio.