Plano Municipal de Cultura de Aracaju está em fase de adiantamento

Funcaju
17/08/2012 15h00
Início > Notícias > Plano Municipal de Cultura de Aracaju está em fase de adiantamento

A construção do Plano Municipal de Cultura de Aracaju está em fase adiantada. O projeto é resultado de um convênio entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), facilitadora da elaboração do plano cultural em algumas capitais. Em Aracaju, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) firmou um termo de compromisso com o Minc e o projeto já está em sua reta final.

O Plano Municipal de Cultura se propõe a assessorar a formulação de planos de cultura em 20 municípios, sendo 12 capitais e oito regiões metropolitanas. Em Sergipe, além de Aracaju, a cidade de Laranjeiras também está entre as beneficiadas com o plano, cujo objetivo geral é fazer cultura com planejamento, atendendo a demanda da classe artística/cultural e promovendo retorno econômico e, principalmente, social.

Para que o plano chegasse à fase atual foram realizadas na capital sergipana, reuniões e rodas de conversas com representantes das entidades culturais e artistas que estão em plena atividade no município, visando assim um contato mais próximo. Desde o início da elaboração dos documentos para o Plano, os artistas locais e a sociedade civil estão tendo participação efetiva, discutindo o que vem sendo feito até o momento e o que está dando certo no setor cultural de Aracaju e também o que é preciso mudar.

No último dia 2 de agosto, coordenadores e assistentes técnicos locais do plano se reuniram com representantes do Minc em Salvador. Durante o encontro foram apresentados seminários, que informaram sobre o plano de ação em Aracaju e em outras capitais e também foi mostrado os pontos positivos e negativos para facilitar o acesso a cultura por artistas e por toda a sociedade aracajuana.

"Todas as conversas serviram para facilitar a elaboração do Plano, tornando-o mais prático e participativo. Os nossos documentos estão em fase muito adiantada e de acordo com os representantes do Ministério da Cultura estamos seguindo o caminho correto para finalização e entrega do projeto", comemora o diretor de Cultura da Funcaju e coordenador do Plano de Cultura em Aracaju, Geraldo Krauss.

Plano Municipal de Cultura

Com validade de dez anos o Plano Municipal de Cultura de Aracaju tem prazo para ser entregue em novembro de 2012 e será reavaliado a cada quatro anos. O Plano foi uma grande conquista da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que fez de Aracaju a primeira capital a aderir o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e trabalhar, de forma comprometida, em prol dos artistas e da cultura local.

“O projeto, que é fruto do trabalho do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas, é um grande passo para a cultura aracajuana, onde todas as classes puderam expor suas necessidades e dessa maneira fomentar a cultura no município. Sem dúvida uma grande conquista para a Cultura Aracajuana e que ficará para as próximas gestões o marco deixado pelo prefeito Edvaldo Nogueira”, afirma o presidente da Funcaju, Waldoilson Leite.

O Plano de Cultura Municipal de Aracaju vai ser posto em prática com a participação de quem trabalha diretamente com a cultura e as categorias beneficiadas serão: Artesanato, Fotografia, Teatro, Circo, Dança, Música, Quadrilhas, Artes Visuais, Carnaval de Rua, Hip Hop e Grafitismo, Leitura, Museus dentre outras que poderão estar inseridas no plano.