Cinquenta pessoas recebem certificados de cursos da Fundat

Formação para o Trabalho
17/08/2012 15h37
Início > Noticias > 51875

Cinquenta pessoas, distribuídas entre as turmas dos cursos de espanhol e informática, receberam nesta sexta-feira, 17, os certificados de conclusão. Os alunos se reuniram para a comemoração na Unidade de Qualificação e Produção do Bairro Santa Maria, unidade escola da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). A maioria dos participantes buscou a qualificação profissional para ingressar no mercado de trabalho.

A Fundat disponibiliza mais de 30 cursos diferentes que são ministrados nas unidades/escola que são mantidas com recursos próprios da Prefeitura de Aracaju. Além disso, são firmadas parcerias com entidades que disponibilizam o espaço físico para a realização dos cursos. Técnicos da Fundat acompanham o desenvolvimento das turmas, avaliando também o desempenho dos instrutores.

Já no próximo mês, o jovem Felipe Simião, 17 anos, residente no bairro Santa Maria, começará a trabalhar e, para tanto, se preparou frequentando o curso de Informática. “Estou preparado para a função de irei desempenhar. Agora estou me sentindo mais seguro”, informa.

A dona de casa Claudiana Neves das Virgens, 29 anos, também está se preparando para ingressar no mercado de trabalho. “Ficando em casa nos afazeres domésticos não chegarei a nenhum lugar. Preciso ter uma renda e, devagar, estou galgando passo a passo para conquistar o meu espaço. Agora, pretendo fazer um curso que esteja voltado para a segurança do trabalho”, explica.

Maria Ester da Hora, 57 anos, frequentou o curso de espanhol. “Perdi uma grande oportunidade de trabalho porque não sabia falar e escrever em espanhol. Após a minha preparação, estou apta para retomar os meus objetivos”, esclarece.

Já a estudante Cristiane Oliveira, 18 anos, está se preparando para conquistar um bom emprego. “Com certeza terei um diferencial. Com a qualificação na língua espanhola será mais fácil conseguir um emprego”, declara.

O instrutor do curso de espanhol, Gilson Pinheiro Pereira, informou que a turma o surpreendeu no desempenho. Além do aprendizado, os alunos se interagiram, o que nos deu um resultado muito bom”, comentou, lembrando que muitos também buscam o conhecimento da língua espanhola para prestar o Enem.