Prefeitura realiza cobertura de canal no conjunto Augusto Franco

Infraestrutura
17/08/2012 14h25
Início > Notícias > Prefeitura realiza cobertura de canal no conjunto Augusto Franco

Mais uma importante obra está sendo executada na capital. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está trabalhando no projeto de urbanização do canal das avenidas Dr. José Thomas D'Avila Nabuco (antiga avenida Canal 5) e Murilo Dantas, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia.

Iniciadas em junho, a obra está prevista para ser entregue no final deste ano. O projeto inclui macrodrenagem (canal coberto), urbanismo (construção de calçadas e ciclovias), restauração do pavimento (pavimentação asfáltica), iluminação e sinalização.

Orçada em cerca de 6,3 milhões, a obra irá modificar totalmente a paisagem da antiga avenida Canal 5 com um projeto urbanístico que vai valorizar os elementos estéticos do local. A primeira etapa da obra, que trata da escavação e confecção das placas de concreto, já foi concluída. Algumas células de concreto também foram montadas na via que terá duas faixas de mão-dupla.

Benefícios

O novo canal será totalmente coberto, dando espaço para ciclovias, paisagismo, calçadas, lixeiras, bancos, mesas e equipamentos de ginástica. Serão 1.900 metros de extensão e um volume de concreto de 2.800 metros cúbicos.

No local, profissionais trabalham diariamente para agilizar a entrega da obra. Além de aumentar a vazão das águas, coibindo a formação de pontos de alagamento na região, a cobertura do canal vai impedir também a ligação irregular de esgoto na rede de drenagem, bloqueando a proliferação de odores no local.

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro Osvaldo Nascimento, a iniciativa é uma conquista dos moradores da localidade e um avanço para a mobilidade urbana na capital. "Com a conclusão da obra, uma nova ciclovia será implantada, estimulando o uso da bicicleta como meio seguro de transporte. O projeto urbanístico também vai beneficiar a parte estética do local, que ficará com canteiros e calçadas", destaca o engenheiro.