Dentre o portfólio de cursos ofertados pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Cabeleireiro é um dos mais procurados, diante do índice de empregabilidade e, ainda, a possibilidade de iniciar um pequeno negócio. Na Unidade de Qualificação e Produção Maria Emília dos Santos (D. Bibi), localizada no bairro Santos Dumont, 25 alunos estão frequentando o curso. Alguns já montaram um pequeno salão e outros estão se preparando para concretizar o sonho – se tornar empreendedor e melhorar a renda.
São 100 horas de curso com aulas práticas e, ainda, no conteúdo programático, aulas de relações humanas. O curso está a cargo da cabeleireira e maquiadora Arleide Souza Passos, que como instrutora, está repassando os seus conhecimentos para a turma no que concerne a corte, escova, tintura, alisamento, relaxamento, amaciamento, luzes, banho de brilho, hidratação, cauterização, progressiva inteligente e outros serviços inerentes a área. O curso está acontecendo diariamente das 8h às 11h.
Arleide Passos citou que a turma está indo muito bem. “Quem está frequentando o curso é porque realmente está interessado em ingressar no mercado de trabalho ou empreender por meio de um salão de beleza”, confirmou, acrescentando que os alunos já estão em fase de estágio e que estão preparados.
Adriana Jesus Nascimento, 37 anos, reside no bairro Santos Dumont. A vontade em ter uma renda a levou a investir no seu sonho. Há cerca de um mês, montou o seu salão e já está sentindo o resultado. “Por enquanto, estou com alguns clientes, mas estou trabalhando para ampliar a minha freguesia. Estou galgando o meu futuro”, lembrou, informando que estava fazendo um curso particular e, ao saber do curso da Fundat, o cancelou. “O curso que estou fazendo é gratuito, mas tem qualidade, o que é mais importante”, declara.
Brunelly Saffyra, 17 anos, está buscando o aperfeiçoamento. Atualmente faz escova e outros serviços atendendo em domicílio. “Já estou me preparando para iniciar o meu negócio no próximo mês. Acredito que um empreendedor não pode ter medo de investir no seu sonho e, tampouco, receio de se arrepender. Tem que seguir em frente”, comenta.
Saffyra ainda citou que o curso a surpreendeu diante do conteúdo apresentado. “A instrutora é dedicada e paciente. Não mede esforços para nos ensinar. Além disso, a gente recebe o incentivo para dar continuidade e investir na profissão desejada”, disse.