Edvaldo entrega fardamento aos alunos do Projovem

Agência Aracaju de Notícias
23/08/2012 08h50
Início > Noticias > 51926

Na noite da última quarta-feira, 22, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega do fardamento aos alunos e professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. Coordenado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o programa tem como objetivo principal levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

A solenidade foi aberta com a apresentação do coral formado pelos alunos matriculados no núcleo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira. Eles cantaram a música Asa Branca, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Falando em nome dos educadores, a professora Léa Franco agradeceu ao prefeito por ter trazido o programa para Aracaju e deixou uma mensagem aos matriculados. "Usem, abusem e aproveitem bastante desse momento e realizem, porque nós acreditamos em vocês".

Em seguida, o prefeito realizou a entrega das camisas a alunos que representaram cada núcleo do programa que funcionam nas Emef José Antônio da Costa Melo, José Carlos Teixeira, Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão, Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva.   Destacando que faz questão de participar dos eventos do programa, Edvaldo pediu aos alunos que aproveitem a oportunidade. "É por meio do estudo que vocês têm a chance de crescer, de melhorar suas vidas, de ter um bom emprego e de se destacar no mercado de trabalho", disse.

O chefe do executivo municipal destacou que a metodologia do programa é baseado no sistema Paulo Freire, atuando com estudantes fora da idade escolar aliando três aspectos da educação. "O primeiro é o da educação formal. Em um ano e meio eles recuperam todo o ensino fundamental, aprendendo as disciplinas fundamentais como matemática, ciências, português e geografia. Ao mesmo tempo, eles participam de cursos profissionalizantes e recebem também noções de cidadania, observando e realizando projetos sobre a realidade de sua comunidade", disse.

Ainda de acordo com Edvaldo, o Projovem oferece aos alunos uma nova perspectiva. "A gente vê aqui muitas mães, mulheres grávidas, são pessoas que por um motivo ou outro precisaram abandonar o estudo e o programa tem essa concepção de que o homem e a mulher são cidadãos plenos, lhes dando a oportunidade de resuperar o tempo perdido na escola, prepará-los para o mercado de trabalho e dar noções de cidadania, de convivência social".

De acordo com o coordenador executivo do Projovem em Aracaju, Júnior Trindade, são 1.050 alunos matriculados, distribuídos em seis escolas. Para ele, o mais importante do proograma é o resgate da cidadania. "Por um motivo ou outro abandonou a escola e, com o programa, a gente traz ele de volta para a sala de aula. A gente disputa esses alunos com elementos importantes como as drogas, o crime e a gente tenta resgatá-los de volta para a vida real", disse.

Para a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco, o Projovem representa a última instância de recuperar o tempo que deixou seus estudos para trás. "Além disso, o programa tem o viés da profissionalização e isso é muito importante. Não adianta você imaginar que nós vamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho e não oferecer para eles todas as condições para o exercício da profissão escolhida", observou Josevanda, lembrando que o fardamento foi adquirido com recursos próprios da Semed.

Ao se inscrever o aluno também recebe gratuitamente os livros e uma agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente as atividades, o jovem também receberá um auxílio mensal no valor de R$ 100,00 e ao final do curso, para estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente é disponibilizado um certificado de formação inicial.