Não basta o poder público promover melhorias visando à conservação dos espaços públicos se os próprios cidadãos não colaborarem com a limpeza da sua cidade. Para que os frutos desse trabalho sejam concretos e benéficos a todos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) regularmente age buscando conscientizar a população sobre a conservação da cidade. Há uma semana a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem instalando placas de alerta em pontos de descarte irregular de lixo em diversos bairros da capital.
Nesta quarta, 22, alguns pontos dos bairros Veneza, São Carlos e Grageru receberam os avisos de proibição de descarte de lixo e entulho. “Constantemente vamos fiscalizar para sabermos se elas continuam no local e se as pessoas estão respeitando o aviso. A população precisa conscientizar-se de que há locais adequados para colocar o lixo”, explica o coordenador de Resíduos Sólidos da Emsurb, Fábio Almeida, ao lembrar que o ponto situado na extremidade da avenida Heráclito Rollemberg, no bairro Orlando Dantas, foi revitalizado recentemente e deu resultado.
No bairro Grageru, as placas foram instaladas nas ruas Urquiza Leal e Leopoldo Mesquita, nas proximidades da Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha. Já no bairro Veneza, o serviço foi realizado na avenida Maria Fonseca de Morais, enquanto o cruzamento das avenidas Santa Gleide e Matadouro, no bairro São Carlos, também recebeu uma nova placa de alerta. Além disso, a 300 metros desse cruzamento, a Emsurb disponibiliza à população local duas caixas coletoras para o descarte correto dos resíduos.
“Faz oito anos que vendo carnes e frangos aqui e essa área sempre foi ponto de lixo, Isso atrapalha o movimento por causa do mau cheiro. Com a placa avisando que é proibido, resta saber se as pessoas vão manter a higiene e respeitar”, questiona-se o feirante Raimundo Maciel de Oliveira, ressaltando a importância de conservar um local que, além de ser vizinho a uma escola, mantém diariamente um fluxo de trânsito elevado.
Antes de as placas serem colocadas, duas caçambas e uma retroescavadeira foram utilizadas para a retirada dos materiais que ainda ocupavam os pontos. Há cerca de um mês, equipes da Gerência de Áreas Verdes da Emsurb estiveram no bairro Industrial e substituíram pontos clandestinos de descarte de lixo e entulho por novos canteiros. Em ambos os casos, a colaboração popular é indispensável com a denúncia de ações irregulares e prejudiciais de moradores, transeuntes ou carroceiros. O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Emsurb atende pelo telefone 0800-284-1300.