Crianças, adolescentes e idosos do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, no bairro Cidade Nova, celebraram na manhã desta quinta-feira, 23, o Dia Nacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto. A programação teve início às 9h30, com a apresentação de danças do folclore brasileiro, com a participação de cerca de 70 pessoas.
As crianças e adolescentes de 6 a 12 anos apresentaram três coreografias. Duas delas fizerem referência aos grupos folclóricos de Parintins, no Amazonas, o Caprichoso e o Garantido. A terceira homenageou o Maculelê, dança de origem afro-brasileira e indígena, que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música.
A turma do Projovem também prestou homenagem ao folclore de Parintins, dançando os bois Caprichoso e Garantido. Já o grupo de idosos dançou o Carimbó, dança que tem influência africana, indígena e portuguesa, conhecida nacionalmente como a única dança brasileira, onde se percebe visivelmente a influência dos três povos que formaram a sociedade brasileira: o batuque africano, os instrumentos indígenas e coluna curvada, da forma como dança esse povo, e o estalar de dedos dos portugueses.
As vestes típicas de cada dança foram confeccionadas pelos próprios dançarinos. As comemorações elusivas ao Dia Nacional do Folclore foram realizadas pela manhã, segundo informou Ana Caroline Trindade dos Santos, a assistente social do Cras Risoleta Neves.