Biblioteca Ivone de Menezes exibe filme Macunaíma

Funcaju
23/08/2012 14h12
Início > Notícias > Biblioteca Ivone de Menezes exibe filme Macunaíma

Iniciando um novo projeto de incentivo ao audiovisual e em comemoração ao Dia do Folclore, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), exibiu nesta quarta-feira, 22, um filme baseado numa das maiores obras literárias que reúne mitos e lendas brasileiras, Macunaíma.

Baseado no romance de maior sucesso de um dos ícones do Modernismo brasileiro, Mario de Andrade, o filme, gravado em 1969, continua sendo bastante atual, retratando lendas, costumes e até desejos do povo pouco discutidos na época, mas que agora é de conhecimento e entendimento popular. No filme, assim como no livro, lendas a exemplo da Iara e do Curupira são abordadas.

“Esse é um filme irônico, cômico, que aborda o social, o racial e o religioso, além de trazer lendas e tradições famosas entre os brasileiros. Então, nada melhor que Macunaíma, o anti-herói da nossa literatura, para comemorar o Dia do Folclore e também apresentar essa grande obra e esse grande autor aos visitantes da biblioteca”, diz a coordenadora de Extensão e Ação Cultural da Ivone de Menezes, Adriane Dantas.

Segundo a diretora Maria José, agosto é um dos meses em que a biblioteca é mais procurada, seja para pesquisas ou mesmo para as contações de história. “Esse é um dos meses mais movimentados para a biblioteca, praticamente todos os dias recebemos grupos escolares que vem fazer pesquisa aqui. O nosso projeto ‘Hora do Conto’ está tendo duas, às vezes três edições por turno, e uma das formas de ampliarmos nossas ofertas de cultura e aprendizado nesse mês foi a apresentação do filme Macunaíma”, afirma a diretora.

Exibido no Auditório Poeta Mário Jorge de Menezes de Vieira, o filme teve como público toda a comunidade e contou com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e também de frequentadores da biblioteca.

“A biblioteca é bem pertinho da minha casa e eu gosto de vir para cá. Pelo menos duas vezes na semana eu estou por aqui e foi numa dessas visitas que eu fiquei sabendo do filme. Como eu me interessei pela história e não a conhecia eu decidi vir e não me arrependi. No começo eu não entendi ao certo o que era, mas logo depois me encantei. Uma forma divertida de mostrar um pouco dos mitos brasileiros. Adorei!”, comenta o estudante de 22 anos, Autran Hicaro Bastos.

Além da relevância da história retratada, apresentando lendas, tradições, desejos e questões étnicas, religiosas e até linguísticas, o filme, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, traz grandes nomes do teatro e do cinema brasileiro em seu elenco como Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Dina Staf e Myriam Muniz, que também valem a pena ser conhecidos. “É engraçado ver atores que só vemos na televisão, como Paulo José, fazendo outras produções, jovens. Se não fosse essa iniciativa da biblioteca, dificilmente eu teria essa oportunidade” finaliza Autran.