A construção do complexo viário do Poxim será uma das obras mais importantes desta década. A iniciativa, que está sendo realizada em três frentes de trabalho, está orçada em aproximadamente R$ 26,8 milhões. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), implanta uma política moderna de infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvendo alternativas inovadoras para garantir a qualidade de vida dos aracajuanos.
"As obras estão sendo executadas a pleno vapor em vários pontos. As etapas estão seguindo o andamento previsto no cronograma e, até o final de dezembro deste ano, pretendemos entregar o complexo viário à população", garante o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento.
A obra está sendo executada simultaneamente em três pontos: a construção do viaduto na avenida Tancredo Neves, a ampliação da avenida Paulo VI e a infraestrutura do trecho que vai da Ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho até a avenida Canal 4. No total, cerca de 120 profissionais trabalham diariamente, e nos próximos dias haverá aumento no contingente de trabalhadores para dar ainda mais celeridade à obra.
No primeiro trecho, que é a construção do viaduto na avenida Tancredo Neves, equipes da empresa estão trabalhando esta semana na concretagem das pré-lajes, que serão utilizadas no lastro da ponte, e que, em cerca de 30 dias, estarão finalizadas. No mesmo local, também estão sendo concretadas as placas que servirão para o confinamento da terra armada, empregada no encontro do viaduto com a avenida Tancredo Neves.
A segunda frente de trabalho, que compreende a infraestrutura da avenida Paulo VI, está com as obras suspensas por força de liminar. Para dar maior vazão ao tráfego de veículos, a via deverá ser ampliada para o tamanho total de 24 metros de largura, sendo três metros destinados à ciclovia.
Já o terceiro trecho compreende as obras de terraplenagem e rede de drenagem, no seguimento que vai da ponte Gilberto Vila-Nova de Carvalho até a avenida canal 4 do conjunto Augusto Franco. Nesse local, as equipes estão trabalhando na implantação de mais de 500 metros de tubos da rede de drenagem pluvial, que serão interligados à avenida Canal 4, no Augusto Franco.
"Nessa terceira frente de trabalho, a substituição do solo mole por material de melhor qualidade está praticamente concluída. Brevemente estaremos realizando os serviços de base e sub-base do trecho, fases necessárias para dar início à pavimentação da nova via", detalha o engenheiro Osvaldo Nascimento.
Uma obra grandiosa
De acordo com o presidente da Emurb, a construção do Complexo Viário do Poxim é uma obra importante para o desenvolvimento da capital. "É uma obra grandiosa não só por representar um volume de investimentos vultoso, um dos maiores da década, mas também pela importância que terá na configuração da capital do futuro. O complexo viário vai desafogar o trânsito em vários sentidos, abrindo novas vias de escoamento do tráfego e reduzindo as distâncias entre os bairros Jardins, Farolândia e Santa Maria. Com responsabilidade, a Prefeitura está investindo em uma política de mobilidade urbana moderna, visando promover o desenvolvimento da cidade e melhorando, por conseguinte, a qualidade de vida dos aracajuanos", conclui Osvaldo Nascimento.