No último fim de semana, diversas escolas da rede Municipal de Ensino realizaram programações em homenagem a Semana do Folclore. Na sexta- feira, 24, as atividades aconteceram na Associação Atlética Banco do Brasil dentro do programa ‘AABB Comunidade', uma parceria que já existe há 20 anos entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Banco do Brasil.
Os estudantes de diversas unidades educacionais do município brincaram com variados jogos folclóricos, formaram grupos de danças e participaram de competições. Além disso, os alunos participaram de oficinas de roupas e confeccionaram as próprias indumentárias folclóricas.
Já no sábado, 25, foi a vez dos alunos da Emef Rachel Cortes celebrarem a data. Lendas, danças, simpatias, brincadeiras foram algumas das atividades realizadas. Além disso, os estudantes puderam participar de oficinas experimentais focadas no conjunto de lendas e costumes populares, enfatizando as variadas manifestações folclóricas brasileiras e sergipanas.
Para a coordenador-geral da Emef Rachel Cortes, Josinete Gama, a atividade é uma forma de fazer com que as crianças entendam melhor o que é o folclore. “O objetivo dessa comemoração é lembrar a essas crianças a importância do nosso folclore, colocando os alunos em contato direto com as nossas lendas, histórias, fábulas, brincadeiras”, explica a coordenadora.
Quem acompanhou as atividades, aprovou a iniciativa. “Estou aprendendo de maneira fácil o significado da cultura sergipana e do folclore e meus professores estão ajudando muito para que isto aconteça”, disse a aluna Beatriz.