Bolsistas da Semel brilharam no Pan-Americano de Aquathlon

Juventude e Esporte
27/08/2012 17h00
Início > Noticias > 51968

No último domingo, 26, Aracaju se transformou na capital internacional do Aquathlon, com a realização Pacto Aquathlon Pan American Championships, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. A competição contou com a excelente performance dos atletas sergipanos e bolsistas da Prefeitura de Aracaju, Rômulo Menezes e Eduardo Capato. Rômulo foi o quinto colocado na classificação geral e conquistou a segunda colocação na categoria Júnior, enquanto Eduardo ficou em segundo lugar na categoria Infantil. O evento teve o patrocínio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

As provas de aquathlon envolveram 2,5 Km de corrida, 1.000 metros de natação e 2,5 Km de corrida. Segundo Rômulo,  a participação no Pan-Americano foi excelente tanto para ele quanto para Aracaju e para o Estado.  "Há algum tempo, que não temos um resultado excepcional como esse no cenário internacional de triathlon. Mas, na verdade, treinei para isso", explicou.

"Na próxima sexta-feira, vou para Vila Velha, no Espírito Santo, disputar o Ibero-Americano e espero representar meu Estado tão bem como representei aqui. Já com relação a minha expectativa para o Campeonato Mundial na Nova Zelândia, é a melhor possível. Vamos fazer uma preparação especifica na piscina e trazer um bom resultado", destacou o superatleta.

Eduardo Capato, da categoria até 15 anos, é um desportista de grande destaque da natação sergipana e nordestina. "Não sou triatleta e comecei a disputar essa competição agora. Mesmo assim, conquistei essa segunda colocação que foi importante para minha carreira. Estou muito feliz", disse.

O técnico de Eduardo e professor de natação, Jorge Matos, afirmou que além do treinamento na piscina, foi feito um trabalho específico de corrida. "Na natação, por exemplo, acredito que ele chegou dois minutos a frente do 2° colocado, mas no atletismo, não teve o mesmo desempenho, porque não é a especialidade dele", informou.

De acordo com ele, o evento foi bem organizado e merece elogios. "A Prefeitura, a Semel,a Federação de Triathlon de Sergipe (Fetrise) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CbTri) estão de parabéns. Espero que mais eventos dessa magnitude aconteçam na nossa capital, e que nossos professores olhem com mais carinho para essa modalidade", salientou, elogiando o secretário Antônio Hora pela empenho em realizar o Pan-Americano em Aracaju.

Para o presidente interino da Federação de Triathlon de Sergipe (Fetrise), Jimmy´s Lopes, o sucesso do Pan-Americano foi graças à realização da Copa Brasil em Aracaju, em abril deste ano. "Isso nos proporcionou e nos deu um know-how para que conseguíssemos realizar a nossa prova do Pan-Americano em Aracaju. A Prefeitura e a Semel nos deram toda a estrutura e temos que agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira e ao secretário Antônio Hora", esclareceu.

"Tudo isso só traz para Sergipe grande valor, porque mostra que temos condições de realizar provas em nível internacional, inclusive um Campeonato Mundial", afirmou.

Jimmy´s Lopes também tem outros motivos para comemorar e ficar feliz. Além de presidente interino da Fetrise, também é técnico do Rômulo Menezes, que ficou na quinta colocação no Pan-Americano. "Sinto-me muito congratulado com a colocação do Rômulo e só tenho a agradecer pelo esforço dele. É um menino muito determinado e fico admirado como consegue organizar bem os horários, porque estuda os dois períodos e ainda nada à tarde e à noite. Parabéns para ele", enfatizou.

"Com relação à disputa do mundial, em outubro, na Nova Zelândia,  ele está bem preparado e em excelente forma física. Chegamos ao ápice dessa preparação física e, agora, vamos aprimorar algumas valências da prova. Esperamos que ele fique entre os 20 melhores do mundo", disse.

Com tanto sucesso na realização do Pan-Americano e as extraordinárias colocações dos atletas sergipanos, o secretário Antônio Hora mostrou-se bastante satisfeito e realizado. "Estamos todos felizes, primeiro porque o Rômulo conseguiu a 5° colocação geral, desbancando vários atletas de elite nacional. Segundo, porque tivemos o Eduardo Capato conseguindo a 2ª colocação na categoria dele. Terceiro, a Bárbara conseguiu o título do Pan na categoria dela", declarou.

"Tivemos nessa competição os três melhores no ranking brasileiro e o Rômulo, por exemplo, conseguiu ficar  na quinta colocação geral. Como bolsista do Programa Bolsa-Atleta, isso é a confirmação do investimento que foi bem realizado no esporte pela Prefeitura de Aracaju", explicou Hora.

"Com relação à organização do Pan, expresso a grata alegria de ver todos os participantes, técnicos e familiares que acompanham os atletas, ficarem satisfeitos com o nível da organização local. "Tivemos atletas de 12 a 15 anos, veio uma caravana de Recife e todos estão maravilhados com as riquezas naturais da nossa cidade, com o poder de acolhimento do nosso povo, com a organização, com a limpeza, beleza e, com certeza, esses eventos atrairão o turismo familiar", expressou.

De acordo com ele, os atletas que por aqui passam competindo, levam a mensagem de que Aracaju é uma cidade imperdível. "Fatalmente nas férias da família, dos amigos, todos retornarão a nossa cidade. Então, o esporte além de ser uma ferramenta que está ajudando e proporcionando a formação da cidadania, estará também incentivando o desenvolvimento da nossa cidade, através do turismo", finalizou.

Atleta sergipana brilhou

Além de Rômulo Menezes e Eduardo Capato, bolsistas da Prefeitura de Aracaju, uma atleta sergipana também brilhou. Trata-se de Bárbara, que está há pouco tempo no triathlon, mas que conquistou o título Pan-Americano na sua categoria. "Essa vitória correspondeu muito as minhas expectativas, porque estava treinando focada para essa competição. Parabenizo meus técnicos e minha mãe que me apoiaram. O Aquathlon não é fácil, é um esporte de superação, todos aqui pensam em parar, mas o foco e o objetivo maior faz com que cada um continue", desabafou.

Vencedores da categoria Elite

Na categoria Elite, os grandes vencedores foram a baiana Tatiane Pereira de Souza e o amazonense Jeremias Santos. "Eu não vim com essa expectativa de ganhar, porque tinha a Jéssica e outras atletas com mais experiência no aquathlon, mas eu consegui terminar bem a prova e chegar em primeiro lugar. Foi uma prova forte do começo ao fim, é igual ao "sprint triathlon", que tem de fazer tudo forte para poder tentar terminar bem. Mas, foi legal a prova, o evento está bem organizado e fiquei muito feliz com o resultado", fustigou Tatiane.

Jeremias Santos disse que já esteve competindo em Aracaju , na Copa Brasil este ano e ficou em 6° lugar geral e 2° lugar na categoria elite. "De lá para cá, venho treinando e cresci muito em rendimento. Graças a Deus, consegui obter o primeiro lugar nessa prova internacional Pan-Americana e é muito bom. A prova foi difícil por conta da chuva, o chão estava muito molhado, mas consegui manter um ritmo bom", afirmou.

Resultados de algumas categorias do Pan em Aracaju

Elite Masculina
1. Jeremias Santos (AM) - Equipe: Fábio Cuba/Ação TRI Alto Rendimento - 34min45s
2. Fred Moraes (BA) - Equipe: Cenoe - 35min03s
3. Diego Molina (PR) - Equipe: Paraná Clube - 37min18s
4. Marcelo de Almeida (BA) - Equipe: Ironminds - Health and Nutrition - 37min59s

Elite Feminina
1. Tatiane Souza (BA) - Equipe: Personal Club - Patrocínio: Golden Plus - 38min14s
2. Jéssica Santos (AM) - Equipe: Márcio Soares Sports - 39min58s
3. Thaty Porto (DF) - Equipe: Fabiano Terra - 40min44s
4. Vanessa Villarinho Bley (SP) - Equipe: Limiar Assessoria Esportiva - 42min29s
5. Ylze Yuri Sasai (AM) - Equipe: Márcio Soares Sports - 44min28s

Júnior Masculino
1. Flávio Sartori (PR) - Equipe: Dom Bosco/Top 2016/SMELJ - 35min20s
2. Rômulo Menezes (SE) - Equipe: Jymmys Lopes S. T/Salesiano Clube - 37min39s
3. Igor Mendonça (SE) - Equipe: Equipe H2O - 44min41s