Pontos de lixo se transformam em áreas verdes

Serviços Urbanos
28/08/2012 09h40
Início > Noticias > 51970

A partir de um trabalho efetivo, com a participação ativa da comunidade no apontamento das demandas, é que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza de forma constante ações de limpeza urbana e conservação paisagística no bairro Industrial, localizado na Zona Norte da capital. De modo planejado, antigos pontos clandestinos de lixo vão dando lugar a áreas verdes que proporcionam um ambiente harmônico para a região.

Alguns pontos de descarte irregular de lixo e entulho que podiam ser encontrados em vários locais do bairro - gerando riscos sanitários - estão sendo desativados através da execução do serviço de paisagismo pela Gerência de Áreas Verdes da Emsurb.

De acordo com o fiscal de paisagismo da Emsurb, Valdir Santos, a região está sendo bem valorizada pelos serviços de paisagismo e revitalização. "Foi necessária à ajuda de dois caminhões para retirar o entulho de um dos canteiros que era conhecido como ponto clandestino de lixo. Depois disso, o serviço de paisagismo foi iniciado com a utilização de 250 metros de grama, plantas ornamentais, palmeiras, e tudo isso em conjunto com a Associação de Moradores, que efetuou a solicitação em nome da comunidade. Quem sai ganhando com este serviço é a população que irá reconhecer o trabalho e tentar preservar estes espaços", disse o coordenador que lidera uma equipe com 12 agentes de limpeza.

"Temos hoje uma grande parceria com a Emsurb, pois o nosso bairro vive uma nova realidade na parte de limpeza. Além desta ação de desativar os antigos pontos de lixo, o órgão tem realizado um trabalho importante de revitalização de alguns locais do bairro. O maior exemplo é a praça Amintas Jorge, onde a empresa efetuou um grande trabalho de paisagismo. E são serviços como estes que resgatam a autoestima dos moradores pelo bairro", comenta o presidente da Associação de Moradores do Bairro Industrial, Marcos dos Anjos.

Satisfeita em saber que iria visualizar uma nova imagem no lugar dos antigos pontos de lixo, a dona de casa Maria do Carmo Moreira fez questão de conferir o que estava sendo realizado em seu bairro. "Me desloquei até aqui para conferir de perto o serviço que a Emsurb estava realizando. Achei muito boa a iniciativa que irá valorizar ainda mais o bairro Industrial", destacou a dona de casa.

Legislação

A permanência de pontos clandestinos de lixo resulta na desvalorização do lugar e, além disso, a ação é considerada crime segundo a Lei Municipal 1.721/91, do Código de Limpeza Urbana e Atividades Correlatas, que determina: "É proibido lançar ou propiciar a colocação de lixo, entulhos, animais mortos em terrenos baldios ou em qualquer imóvel, edificado ou não, público ou privado, ou quaisquer outros locais não autorizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, ou que prejudiquem os serviços de limpeza urbana (...)".