Semasc reúne conselheiros para discutir participação governamental

Família e Assistência Social
28/08/2012 12h15
Início > Noticias > 51972

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, reuniu na manhã desta terça-feira, 28, na Estação Cidadania, os conselheiros governamentais. O objetivo do encontro, segundo explicou o secretário, foi o de discutir a qualificação da participação do governo municipal nos espaços de controle social.

Bosco Rolemberg iniciou a reunião fazendo uma reflexão sobre a importância social dos conselhos municipais. "Estes são espaços legítimos de participação e de controle social, que asseguram o exercício da cidadania e o monitoramento da atividade governamental", declarou o secretário, salientando que cada conselheiro governamental representa a opinião e participação do governo nas questões que são levadas ao conselho.

"Precisamos avançar nesta participação. É necessário que os membros governamentais discutam previamente com os gestores as questões em pauta, para que tenhamos um pensamento alinhado e uma participação qualificada, que traduzam exatamente a opinião e a posição governamental", enfatizou Bosco Rolemberg.

Segundo o secretário, a experiência acumulada pelas lutas sociais travadas no passado, que fez de Aracaju uma das capitais pioneiras na implantação dos conselhos municipais, deve ser utilizada justamente para dar mais qualidade ao debate nas questões mais importantes que chegam aos espaços de controle social.

A reunião foi muito participativa. Os conselheiros reconheceram a importância do que foi colocado pelo secretário e concordaram que há, de fato, a necessidade de se alinhar o pensamento governamental em cada um dos conselhos existentes e de se promover uma maior integração entre os diversos colegiados. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, manifestou apoio à proposta de Bosco Rolemberg.

"Precisamos aumentar a participação dos membros governamentais nas reuniões ordinárias, que ocorrem uma vez por mês. Parabenizo o secretário pela iniciativa de fazer essa reunião e trazer essa questão para o debate", disse Gorette Medeiros, apoiada pela ex-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Ferreira.

Já a presidente do Conselho Gestor do Bolsa Família, Yolanda Oliveira, reforçou as palavras do secretário Bosco Rolemberg, e informou que o colegiado que preside tem registrado uma boa participação dos membros governamentais. "Precisamos é avançar na questão qualitativa, trazendo para o conselho a opinião e o posicionamento do governo de forma alinhada, com prévia discussão da pauta", disse.