Professores do JK decidem voltar às salas de aula

Educação
28/08/2012 15h43
Início > Notícias > Professores do JK decidem voltar às salas de aula

Coordenadores e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck, no bairro Coroa do Meio decidiram voltar às salas de aula, após mais uma reunião com a secretária municipal de Educação, Josevanda Franco. Durante o encontro, na manhã desta terça-feira, a secretária lamentou a suspensão das aulas na unidade de ensino.

A secretária esteve no último dia 17, sexta-feira, em reunião com professores e coordenadores da referida unidade de ensino para recepcionar as demandas apresentadas. Na segunda-feira, 20, os setores responsáveis pelas demandas foram acionados para atender as necessidades de ordem técnica e de aporte de recursos humanos. Os encaminhamentos foram apresentados durante a reunião.

Josevanda Franco esclareceu questões ligadas aos recursos humanos levantadas pelos professores. “A Semed atravessa uma fase de transição entre o encerramento dos contratos de prestadores de serviço, vedados no período eleitoral, e a convocação dos aprovados no Processo Seletivo, a exemplo de porteiros, apoio administrativo e merendeiras. Perto de 30% dos aprovados no referido Processo Seletivo, declinam da contratação quando são informados das atividades que deverão desempenhar, mesmo com as especificações apontadas no Edital promovendo a retomada de todo o processo para a convocação de outro aprovado”, disse a secretária.

Para realização dos serviços de limpeza, um processo licitatório encontra-se em fase de conclusão, e enquanto isso foi firmado um serviço emergencial com uma empresa de serviços de limpeza. A secretária garantiu a ampliação do número de pessoas para execução de serviços de apoio escolar, como merendeiras, porteiros e pessoal de limpeza.

Quanto às questões levantadas em relação à segurança interna, dois guardas municipais já estão atuando na área externa da unidade de ensino prevenindo eventuais ações de desordem.

Josevanda Franco, durante reunião, também ressaltou que a Semed tem destinado especial atenção às solicitações da Coordenação da Emef. Juscelino Kubistchek, constituída por quatro coordenadores com carga horária de 40 horas semanais. “A unidade de ensino integra o grupo de escolas em preparação para receber o Programa Paz na Escola, cujas ações já foram deflagradas com a capacitação de coordenadores e professores e realização do diagnóstico inicial; o programa poderá contar com a participação de alguns integrantes da Guarda Municipal, no fortalecimento das ações de intersetorialidade, considerando ainda a disponibilidade do efetivo”, disse a secretária.

O JK é uma das 14 escolas da rede cujos alunos já receberam os notebooks do Programa ‘Um Computador por Aluno’ e é a próxima unidade a receber o ‘Projeto Horta na Escola’, que promove ações educativas de melhoria da qualidade alimentar dos estudantes.

A unidade de ensino teve a quadra esportiva reformada. “O fechamento das grades do muro lateral, uma solicitação dos professores, encontra-se em tramitação, e o processo para o serviço geral de pintura, reforma dos portões, recomposição do forro de algumas salas, que foram danificados pelos alunos, e revisão das redes hidráulicas e elétricas”, falou a secretária.