Saúde combate dengue e calazar na zona Norte da capital

Saúde
29/08/2012 11h56
Início > Noticias > 51980

Esta semana, ruas e bairros da capital recebem ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju. De hoje, 29, até o dia 31 de agosto, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) atuam nos bairros América, Santos Dumont e Coqueiral afim de combater e prevenir o surgimentos de focos de dengue ou  recolher amostra de sangue canino para diagnosticar casos de animais contaminados com calazar.

Desde a terça-feira, 28, agentes CCZ da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) estão no bairro Santos Dumont fazendo um levantamento de infestação do mosquito Flebótomo, transmissor da Leishmaniose visceral conhecida como calazar. “Durante os quatro dias, outra equipe de agentes da zoonoses realizará um trabalho educativo de combate ao mosquito Flebótomo com os moradores do bairro América. Também será recolhido sangue de cães suspeitos de infecção pelo calazar para diagnóstico”, explica o coordenador do CCZ, Paulo Tiago.

Nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30, os moradores do bairro Santos Dumont também recebem a Força-tarefa de Combate a Dengue que na sexta-feira, 31, atuará no bairro Coqueiral. A coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante explica que no sábado não haverá o mutirão de combate a dengue. “Na próxima semana faremos, em todos os bairros, o levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Não realizaremos o mutirão para que o resultado não sofra interferências e mostre a realidade”, diz Taíse Cavalcante.

A secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, reforça o papel educativo das ações de combate a dengue e calazar. “No Coqueiral e Santos Dumont os agentes de combate a dengue vão orientar os cidadãos em suas casas, e no bairro América os agentes do CCZ também distribuirão panfletos. A população é nossa parceira na prevenção às endemias, e buscamos sempre oferecer a devida orientação”, afirma.

Combate à dengue

Segundo o supervisor de combate à dengue, Carlos Augusto, nove agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e 12 agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuarão em terrenos e em cerca de 300 residências do bairro Santos Dumont na quarta e quinta-feira, dias 29 e 30.

Na sexta-feira, 31, Carlos Augusto conta com 14 agentes de endemias e 12 agentes de limpeza atuando em terrenos baldios e cerca de 350 moradias do bairro Coqueiral.

Combate ao calazar

O supervisor do Programa de Combate a Leishmaniose visceral, Wilson dos Santos, explica como acontece o levantamento de infestação do mosquito Flebótomo, chamado tecnicamente de levantamento entomológico.

“Na semana passada aplicamos inseticida no Santos Dumont. Agora, por meio do levantamento entomológico, vamos medir a eficácia do trabalho. Durante os quatro dias, sempre às 18 horas, serão colocadas armadilhas para o mosquito em pontos estratégicos do bairro. No outro dia, as cinco e meia da manhã, as armadilhas serão recolhidas e levadas para análise em laboratório”, conta Wilson dos Santos.

Segundo ele, também de terça a sexta-feira uma equipe de 10 agentes de endemias atuará no bairro América em cerca de 650 residências. “O mosquito transmissor do Calazar tem hábitos noturnos. Ele não se reproduz em água parada como o mosquito da dengue, e sim em matéria orgânica em decomposição. É importante que todos descartem o lixo e mantenham imóveis e quintais limpos”, orienta Wilson dos Santos.