Aluna do curso de cabeleireiro da Fundat é exemplo de superação

Formação para o Trabalho
30/08/2012 08h59
Início > Notícias > Aluna do curso de cabeleireiro da Fundat é exemplo de superação

Garra, vontade de crescimento e superação. Esses foram os requisitos que mostraram a determinação de Marquise Costa Souza da Paixão, 24 anos, para concluir o curso de cabeleireiro realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), em parceria com o Centro Social Comunitário Diácono Odilon Torres (Cescdot).

A aluna teve uma frequência de 100%, apesar de percorrer quilômetros a pé diante da falta de dinheiro para a passagem de ônibus. A determinação foi tão grande que em apenas 45 dias montou o seu salão e já está obtendo renda. Além da entrega dos certificados do curso de cabeleireiro, também foram disponibilizados os diplomas para concludentes dos cursos de doces e salgados e corte e costura, totalizando 75 pessoas qualificadas.

Desde os 13 anos Marquise da Paixão é escovista e para ganhar dinheiro atendia em domicílio. Ao saber dos cursos que são ofertados pela Fundat, a jovem buscou a qualificação na entidade.

O treinamento durou 45 dias, o que correspondeu a 100 horas/aula, e ajudou a transformar um sonho de Marquise em realidade: ter seu próprio salão.  "Valeu a pena e não tenho palavras para expressar a felicidade. Valeu a pena o cansaço, mas fui impulsionada pela vontade de ter o meu próprio salão, de ter uma vida mais digna", destacou Marquise, emocionada.

A nova cabeleireira ainda destacou o bom acolhimento que teve dos colegas de curso e da professora Wilma de Oliveira Abreu. "Foram momentos inesquecíveis, fizemos  novos amigos. A instrutora e o presidente do Cescdot, Eustalon, nos deram um grande apoio e incentivo. Finalmente, estou com o meu salão e o certificado", relata.

Parceria

O Cescdot é uma entidade que funciona anexa à Igreja Presbiteriana Betesda, localizada na rua Santa Clara, 529, no Jardim Centenário. O Centro mantém parceria com a Fundat para a qualificação profissional há alguns anos e tem atendido moradores da localidade e adjacências. A exemplo das demais parcerias que são firmadas com entidades e associações de moradores, que chega ao número de 33, a fundação disponibiliza instrutores e material didático para a realização dos cursos, enquanto que as entidades cedem os espaços físicos e a infraestrutura necessária.

Por meio dessa parceria, várias pessoas conseguiram se qualificar, ingressar no mercado de trabalho ou iniciar um pequeno negócio. "Essa parceria tem sido ímpar e tem contribuído para que muitos cidadãos do Jardim Centenário e bairros vizinhos tenham uma vida melhor.  A nossa satisfação é muito grande e, sobretudo, gratificante por entendermos que a capacitação profissional provoca mudanças. Quantas pessoas ficaram longe das drogas? Quantas pessoas tiveram a sua autoestima elevada e reagiu para obter um futuro melhor? O resultado é muito positivo", afirma o presidente do Cescdot, Eustalon Lemos Torres.

No Cescdot já foram realizados diversos cursos, qualificando centenas de pessoas. Vários exemplos de pessoas que superaram dificuldades têm acontecido naquela entidade, como a jovem Tatiane da Silva, 20 anos que após frequentar o curso de espanhol, prestou o vestibular no ano passado e obteve a quinta colocação para o curso de Letras.

"A Fundat tem uma equipe coesa, coordenada pela presidente Telma Pimentel. Os resultados são surpreendentes e, confesso, os benefícios são muitos para pessoas que não têm condições financeiras para pagar um curso profissionalizante", relata Eustalon Torres.

Telma Pimentel destacou ainda que o papel da Fundat é exatamente estar próxima às comunidades e proporcionar oportunidades para a melhoria da renda familiar. "Visualizamos a inclusão social através do trabalho e renda. A nossa satisfação aumenta quando registramos conquistas e as realizações", disse, parabenizando a todos os formandos.

Os 75 formandos não esconderam a alegria no ato do recebimento dos certificados. O curso de doces e salgados foi ministrado pela instrutora Vânia Maria e corte e costura por Ana Angélica Andrade Santos. "Todos os instrutores da Fundat são rigorosamente selecionados. Queremos sempre bons profissionais para continuarmos obtendo resultados concretos", comentou Telma Pimentel, lembrando que os cursos são gratuitos e que nem por isso deixam de ter a qualidade necessária para a formação profissional dos cidadãos que os freqüentam.

Além das aulas práticas, em todos os cursos realizados pela Fundat, são disponibilizadas aulas de relações humanas, com o objetivo de exatamente elevar a autoestima dos participantes, o sentido da divisão, preparação para o mercado de trabalho e, ainda, a ser um empreendedor.