A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou, na tarde desta quarta-feira, 29, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizado no Bairro América, atividades referentes ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Na oportunidade, alunos, professores e coordenadores foram alertados a respeito dos males que o consumo do tabaco podem causar à saúde. Através de palestras, filmes e vídeos educativos sobre a temática, foi mostrado aos alunos os prejuízos que o cigarro causa ao organismo.
"Trouxemos um especialista para falar de forma clara e direta um pouco mais sobre esse assunto e o porquê da existência da luta contra o uso do cigarro. A temática abordada na palestra focou nos problemas que um usuário de cigarro pode adquirir ao longo da vida, não só problemas de saúde, mas também problemas de socialização", explicou Vanda Salmeron, especialista do Programa Saúde na Escola.
De acordo com o palestrante Glaudenilson Silva, para atrair a atenção de jovem é fundamental utilizar uma linguagem mais próxima a realidade deles, usando termos menos científicos, por exemplo. "É com essa ideia, mais simplificada, que eu tento mostrar aos adolescentes o mal que o cigarro pode causar a vida deles, sendo usuários ativos ou passivos. É necessário enfatizar que o cigarro não causa mal só a saúde de quem fuma, mas também a saúde do próximo que está inalando a fumaça que sai do cigarro. Esse bate papo com os alunos é feito para isso, orientar, alertar e, principalmente, evitar que mais pessoas passem a ser usuários de cigarro", conclui.
Os alunos aprovaram a iniciativa. "Gostei muito de ter tido a oportunidade de saber o quanto o cigarro é prejudicial à saúde das pessoas. Nunca passou pela minha cabeça a possibilidade de me tornar uma usuária e agora depois dessa tarde explicativa, além de não querer pra mim, vou incentivar as pessoas que fumam a parar de fumar", falou a aluna Yasmin dos Santos