Estudantes participam de projeto de conscientização ambiental

Serviços Urbanos
30/08/2012 11h55
Início > Notícias > Estudantes participam de projeto de conscientização ambiental

'Formando cidadãos conscientes: Ajudem a salvar a natureza'. O tema apela para a consciência de cada um na preservação do planeta. Quem participa do projeto são crianças do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Atlântico, no bairro Atalaia. Para iniciar as atividades, o grupo de conscientização ambiental contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que na tarde da última quarta-feira, 29, apresentou uma palestra sobre a coleta seletiva e os seus benefícios para o ambiente.

De acordo com a professora responsável pelo projeto, Laís Aires Moreira, uma série de atividades voltada para a preservação ambiental serão desenvolvidas com os pequenos cidadãos. "Abordar a respeito da coleta seletiva proporciona aos alunos uma conscientização que deve ser apreendida logo na infância. Além disso, ainda nesta semana teremos uma oficina de reciclagem e iniciaremos um trabalho de limpeza na praça que recebeu o nome do fundador do colégio", destacou a professora.

Durante a apresentação da Emsurb na abertura do projeto foi exibido um vídeo sobre a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Os estudantes puderam conhecer a realidade dos antigos catadores de lixo que hoje fazem parte da cooperativa, cujo trabalho é separar o material reciclável coletado pela PMA em toda a cidade e também o que é doado por empresas e instituições diretamente à Care. O que iria para o lixo gera renda e, consequentemente, qualidade de vida para os cooperados e seus familiares.

A assessora técnica da Emsurb Trícia Dantas explicou como funciona o processo da coleta seletiva e como os alunos podem contribuir para esta ação. "É um trabalho de educação ambiental, e como as crianças são conhecidas como agentes multiplicadores, são elas que irão repassar para os responsáveis como ajudar o meio ambiente separando primeiramente o lixo seco e o úmido em suas residências. A iniciativa faz toda diferença, pois facilita o trabalho da reciclagem e, principalmente, cria o hábito da separação", ressaltou Trícia.

De forma didática a assessora técnica da Emsurb distinguiu que o lixo úmido são resíduos orgânicos, como restos de comida, guardanapos e papel higiênico - recolhidos pelo caminhão de lixo convencional -, e o seco são resíduos inorgânicos, como papel, papelão, plástico, metal e vidro - que podem ser recolhidos pelo caminhão da coleta seletiva. Ela lembrou ainda que as embalagens feitas de material reciclável devem ser limpas ou lavadas antes da separação, para melhor acondicionamento e higiene.

O estudante Iago Vieira, de 8 anos, ficou satisfeito com a apresentação. "O que mais me chamou atenção na palestra foi saber que devemos ter cuidado com o lixo produzido na nossa casa e evitar jogar lixo nas ruas, que polui o planeta", ressaltou ele.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais, que devem ser previamente limpos, secos e separados na fonte geradora (residências e empresas) e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta funciona também como um meio de educação ambiental que sensibiliza a comunidade sobre os problemas de desperdício e esgotamento dos recursos naturais e da poluição causada pelo lixo descartado irregularmente.