As políticas públicas de Assistência Social têm por objetivo equalizar profundos e históricos problemas de desigualdades sociais. Incluir as populações marginalizadas em espaços institucionais que ofertem serviços de acolhimento, acompanhamento e proteção social são metas dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Em Aracaju, essa política tem gerado avanços sociais significativos a partir de universalização dos serviços para a população aracajuana.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), tem construído e reformado vários centros de referência nos bairros da capital. Atualmente a PMA realiza a reforma do Centro de Referência da Assistência Social Carlos Hardman Côrtes, bairro Soledade, zona Norte.
Com investimento de mais de R$ 225 mil em recursos próprios, a reforma ampliará a estrutura física do novo centro e aumentará o número de compartimentos destinados ao trabalho das equipes multidisciplinares. Ao todo serão salas de atendimento, administração, recepção, cozinha, despensa, estacionamento e área livre. Todo esse trabalho busca oferecer um atendimento de qualidade e eficiente ao público.
Inclusão
Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) têm como objetivo oferecer atendimento socioassistencial às famílias que apresentem altos índices de vulnerabilidade social. Respeitando o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), a administração municipal tem aplicado os princípios da igualdade e da equidade na oferta e no atendimento dos serviços aos usuários das políticas de assistência social da rede municipal.
De acordo com o presidente da Emurb, engenheiro Osvaldo Nascimento, a reforma do CRAS Hardman Côrtes demonstra o compromisso da Prefeitura de Aracaju com as populações que necessitam de algum tipo de serviço proteção social. "Essa reforma beneficiará tanto a população do bairro Soledade será atendida em um local maior, quanto a equipe multidisciplinar que executará seus trabalhos em um local amplo seguro e arejado", garante o engenheiro.