Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, a solenidade de inauguração da subestação de energia localizada na cidade de Aracaju: a Subestação Contorno. A Energisa investiu R$ 12 milhões na obra que irá beneficiar aproximadamente 40 mil pessoas.
Dois transformadores de 20/25 MVA e oito alimentadores de 13,8 kV (revestidos com cabo Spacer evitando problemas por conta de árvores e pipas), atenderão o Distrito Industrial de Aracaju, Conjuntos Médici, Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, além dos bairros Inácio Barbosa, Jardins, Luzia e atenderá ainda a área da Cabrita, município de São Cristóvão.
O diretor presidente da Energisa, Gioreli de Sousa Filho, agradeceu o apoio da Prefeitura de Aracaju e do Governo de Sergipe e disse que a entrega da subestação é mais um desafio superado. “Hoje estamos aqui prestando contas e é uma resposta da Energisa a esse problema bom, que é o do crescimento”, disse.
PPP
O terreno onde foi construído a subestação contorno foi cedido por meio de uma Parceria Público Privada entre a Energisa e Secretaria de Estado da Educação (Seed), que, em troca, ganhou da empresa concessionária de energia a construção de um prédio que gerou uma economia de R$ 90 mil mensais aos cofres do governo Estadual.
“Estou muito feliz com a realização dessa obra porque alguns não entenderam o beneficio que ela traria para a nossa cidade. Além de trazer soluções para o crescimento, melhorando a energia da região, 180 servidores da Seed que estavam trabalhando em imóveis alugados, vieram para a sede, para o prédio construído pela Energisa. Com essa parceria, ganham nossos servidores e a população de Aracaju”, destacou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.
Confiança
Presente à solenidade de inauguração, o secretário municipal de Planejamento, Dulcival Santana, parabenizou a Energisa por ser uma empresa privada que aposta no desenvolvimento e no crescimento de Aracaju. “Quando você implanta uma subestação desse porte numa área nobre da cidade, é apostando que o município vai crescer e se desenvolver. Digo uma região nobre porque, para o investidor, é uma região cara para a implantação de uma subestação”, disse.
Dulcival agradeceu a confiança da Energisa no potencial da capital sergipana. “Ver uma empresa apostar na cidade, serve de estímulo para nós, do poder público, apostar nas empresas privadas também. A Energisa é uma empresa na qual a gente pode confiar e nós agradecemos também essa confiança da Energisa no potencial da cidade, reconhece e parabeniza o trabalho deles”, concluiu.