Quando o assunto é preservação da natureza, a aprendizagem precisa ser iniciada e repassada desde cedo. Ao lado do ambiente familiar, a escola possibilita a jovens e crianças que essa ideologia de cuidado e conscientização seja sedimentada em seu processo educacional. Nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, promoveu o plantio de três espécies de pau-brasil no Colégio Estadual José Alves do Nascimento, no bairro Coqueiral.
"Essa é uma iniciativa do Projeto ‘Amigos da Escola', que nos proporcionou um dia recheado de atividades como leitura e contação de histórias, escovação dentária e justamente o plantio. É uma ação ambiental que intensifica um trabalho que já desenvolvemos nessa área, além de que a comunidade abraça e participa da causa", afirma o diretor do Colégio Estadual José Alves do Nascimento, Marcos Barbosa.
O trabalho ao qual o diretor se refere é o projeto ‘Horto Escolar'. Através desse programa, a instituição promove, com a participação dos estudantes, a produção de hortaliças para fortalecer ainda mais a merenda escolar, além de chás medicinais para atender a eventuais necessidades dos cerca de 1.200 alunos do colégio estadual.
"Na minha casa tem um pé de tomate, um de cebola e outro de melancia. Como lá eu já ajudo minha mãe, agora eu ajudo a natureza na escola", garante o estudante Celso Conceição, de 12 anos, que colaborou com os agentes da Emsurb no plantio. Além das novas árvores plantadas nesta sexta-feira, outro pau-brasil e uma espécie frutífera de acerola também compõem o espaço arbóreo da instituição de ensino.
"O pau-brasil é uma árvore nativa que pode alcançar de 12 a 15 metros de altura. Nós realizamos o plantio e também orientamos como fazer corretamente a irrigação e a adubação, e ficamos à disposição para quando solicitarem a poda ou algum outro tipo de manutenção" explica o técnico agrícola da Emsurb, Adriano Júnior.