Prefeito defende licitação do transporte público

Agência Aracaju de Notícias
31/08/2012 17h36
Início > Notícias > Prefeito defende licitação do transporte público

Priorizando mais uma vez o compromisso com as obras de melhoria para o trânsito e mobilidade urbana da capital, o prefeito Edvaldo Nogueira reafirmou seu objetivo de concluir o inédito procedimento licitatório do transporte público até o final do ano.

Na última quinta-feira, 30, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu uma medida cautelar para que sejam apresentados esclarecimentos sobre alguns itens do edital de licitação, após voto do relator, o conselheiro Reinaldo Moura. O conselheiro Clóvis Barbosa, entretanto, pediu vistas ao processo para analisar de forma mais detalhada o conteúdo do edital. Dentro de, no máximo, 15 dias o processo deverá ser votado pelo pleno do Tribunal.

Em entrevista a uma emissora de rádio, nesta sexta-feira, 31, o prefeito de Aracaju defendeu novamente a importância da realização, pela primeira vez na história, da licitação para o transporte coletivo da capital.

"Respeitamos os posicionamentos do Tribunal de Contas, mas não concordamos com a medida. A licitação de transporte público foi bastante debatida junto à população e é um anseio antigo do povo de Aracaju. Podemos fazer algumas alterações no edital, se isso ficar decidido pela votação do pleno, mas o que não pode ser feito é a inviabilização da licitação, porque quem sai perdendo é a população. Quem estiver contrário à licitação está contrário aos interesses da cidade", disse Edvaldo.

O edital prevê critérios que têm como resultado direto a renovação da frota de ônibus coletivos e o aumento do número de ônibus adaptados a pessoas com deficiência de locomoção, por exemplo.

Uma grande novidade para o usuário do transporte coletivo é a implantação da integração temporal. Isso significa que o cidadão não precisará ir até o terminal para mudar de um ônibus para outro. Os ônibus em circulação também irão ganhar nova padronização visual e serão realizadas adequações no sistema, com a implantação de novas rotas e linhas para diminuir o tempo de viagem.